sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE, MINAS GERAIS - Aproveite as férias e venha conhecer a igreja de Santo Antônio, desenhada por ele mesmo. Segundo a lenda




CONHEÇA O DISTRITO DE "MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE", MINAS GERAIS, BRASIL DA JANELA DO TREM 
MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE EH TAMBÉM CONHECIDA COMO A CACHOEIRA DE SANTO ANTÔNIO.
ESSA EH A MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO. FICA NESTA PRAÇA QUE EH BEM BONITA.
foto - (acima e abaixo) Thymonthy Becker
MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE TEM APROXIMADAMENTE 1.250 HABITANTES. INFORMAÇÃO DE MORADOR -
O DISTRITO ESTA À 814 km DE BRASÍLIA
MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE ESTA Á 152 km DE BELO HORIZONTE
ESTE DISTRITO FICA À 69 km DE DIVINÓPOLIS
HISTÓRIA
MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE OU, CACHOEIRINHA, COMO EH CONHECIDO, NASCEU COMO A MAIORIA DOS POVOADOS E DISTRITOS DAS MINAS GERAIS. 
PROCURANDO UM LOCAL ONDE TENHA ÁGUA COM FARTURA E BOA TERRA PARA SE PLANTAR, AVENTUREIROS E TROPEIROS DESBRAVAM O SERTÃO MINEIRO E, AO ENCONTRAREM O LOCAL QUE JULGAM APROPRIADO, FIXAM ALI UMA CASA DE POUSADA. ASSIM, OUTROS VÃO SE JUNTANDO A ESTE E COMEÇAM A FORMAR O POVOADO.
ORIGEM DO NOME
O NOME EH UMA HOMENAGEM AO MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE, RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO, PADROEIRA DO LOCAL.
CACHOEIRINHA EH UMA APELIDO DO DISTRITO, EM VIRTUDE DA CACHEIRA EM QUE SUPOSTAMENTE, SANTO ANTÔNIO, TERIA SENTADO PARA DESCANSAR E BEBER ÁGUA.
AQUI A MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
foto - Thymonthy Becker 
AQUI MAIS DE PERTO
foto - Thymonthy Becker 
ESSA EH A TORRE DELA. BEM LEGAL
foto - Thymonthy Becker 
OLHA A PRAÇA BEM ARBORIZADA
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
MAIS UMA PARTE DA PRACINHA
foto - Thymonthy Becker 
UMA RUA
foto - Thymonthy Becker 
ESTE EH O CARTÓRIO DE REGISTRO DE QUEM NASCE E OUTROS "TREM" QUE VOCÊ PRECISAR FAZER NO CARTÓRIO
foto - Thymonthy Becker 
ESTA EH UMA LAGOA.
foto - Carlos
AQUI PODEMOS VER UMAS CASAS.
foto - ?
UMA DA MUITAS RUAS RUAS
foto - ?
MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE TEM DOIS NOMES PORQUE TEM UMA HISTÓRIA QUE EH UMA LENDA, MAIS DIZEM SER VERDADE. POR ISSO AQUI ELA TAMBÉM SE CHAMA CACHOEIRINHA.
A MUITO TEMPO, MUITO MESMO, QUANDO NÃO TINHA MORADOR E ERA SÓ MATO, TINHA UM RIO QUE PASSAVA ALI PERTO. NAQUELE RIO NUM CERTO LUGAR DELE TINHA UMA PEQUENA CACHOEIRA.
ELES CONTAM QUE UM HOMEM ANDANDO POR ALI E SE SENTINDO CANSADO, PAROU NAQUELAS PEDRAS ONDE O RIO PASSAVA. DEPOIS QUE BEBEU DAQUELA ÁGUA E DESCANSOU BASTANTE, ELE GOSTOU DO LUGAR. ACHOU A PAISAGEM MUITO LEGAL. SEGUNDO CONTA ESSE POVO AQUI, ELE FOI ATE ONDE EH HOJE A IGREJA, QUE ERA UM GRAMADO BAIXO E COBERTO DE FOLHAS SECAS DE ÁRVORES. ESTE HOMEM TIROU AS FOLHAS CAÍDAS ALI DEIXANDO O LUGAR LIMPO. ELE PEGOU ARGILA QUE TINHA PRÓXIMO AO RIO E FEZ UM BARRO, ESPALHOU ESSE BARRO POR CIMA DAQUELE GRAMADO QUE TINHA LIMPADO. DEPOIS QUE O BARRO SECOU, FICOU PARECENDO UM CIMENTADO. NÃO ERA MUITO GRANDE, MAIS TAMBÉM NÃO ERA PEQUENO. PORÉM, ANTES DO BARRO SECAR E FICAR DURO IGUAL CIMENTO, ESTE HOMEM FEZ UM DESENHO NAQUELE BARRO. O DESENHO QUE AQUELE HOMEM TINHA FEITO, ERA DE UMA IGREJA. SOMENTE OS CONTORNOS, MAS COM AS JANELAS E PORTA DE ENTRADA. DEPOIS AQUELE HOMEM FOI EMBORA E NEM A CHUVA CONSEGUIU APAGAR O DESENHO OU DESFAZER O BARRO. DESENHO ESTE QUE FICOU COBERTO DE FOLHAS E MATO COM O TEMPO.
QUANDO AS PRIMEIRAS PESSOAS FORAM SE FIXANDO NAQUELAS TERRAS, ACABARAM ENCONTRANDO AQUELE DESENHO NO CHÃO, QUANDO LIMPAVAM O TERRENO PARA CONSTRUIR UMA CASINHA. VIRAM QUE QUEM TINHA FEITO O DESENHO TINHA ESCRITO O SEU NOME: "ANTÔNIO". BEM ABAIXO DO DESENHO DA PORTA CENTRAL DA IGREJA. AS PESSOAS QUE ENCONTRARAM AQUELE DESENHO, LOGO CONCLUÍRAM QUE SE TRATAVA DE SANTO ANTÔNIO, JULGANDO PELO NOME E O DESENHO, QUE ERA UMA IGREJA. ACREDITANDO NISSO, SE MOBILIZARAM E CONSTRUÍRAM A IGREJA EXATAMENTE COMO ESTAVA NO DESENHO E EM CIMA DESTE. O NOME DA IGREJA, CLARO, EH IGREJA DE SANTO ANTÔNIO.
DIZ A LENDA, QUE SE VOCÊ NÃO ESTÁ CONSEGUINDO ARRUMAR UMA PESSOA BOA PRA CASAR, EH SÓ IR NESTA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO, QUE ELE ARRUMA UMA PESSOA BOA PRA VOCÊ. ESTA EH A HISTÓRIA QUE OUVI CONTAR POR AQUI.
APROVEITA SUAS FÉRIAS E PASSE AQUI PRA VER DE PERTO A IGREJA DE SANTO ANTÔNIO, CONHECER ESTE POVO ACOLHEDOR NUM LUGAR SUPER TRANQUILO E QUEM SABE, RECEBER AS BENÇÃOS DE SANTO ANTÔNIO. NESTE PEQUENO CANTINHO DE MINAS.

(Texto: Thymonthy Becker)

fonte / fotos - Thymonthy Becker / IBGE /

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os lugares por onde o Trem mais passou esta semana