OLHANDO DA JANELA DO TREM: ITACOATIARA / AMAZONAS / BRAZIL (2.301 / 5.570) POPULAÇÃO: 102.701 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

ITACOATIARA / AMAZONAS / BRAZIL (2.301 / 5.570) POPULAÇÃO: 102.701 PESSOAS (IBGE 2020)




O ecoturismo, também chamado de turismo de natureza, atrai milhares de turistas ao município. Entre as atrações naturais da cidade, destacam-se: a Praça Central de Itacoatiara, que possui grandes prédios em construção contrastando com a grande arborização que é a marca da cidade. 



fotos (acima e abaixo) ?
Também destacam-se festas populares, como a festa do padroeiro, o festival da canção, o museu de Itacoatiara, além do ecoturismo.
BEM VINDO A CIDADE DE ITACOATIARA, AM, UMA JOIA NO AMAZONAS.
foto - ?
foto - ?
foto - Francisco Jota
TURISMO EM ITACOATIARA, AM
Itacoatiara é um dos maiores destinos turísticos no Amazonas, recebendo um elevado número de turistas que visitam as praias, lagos e igarapés das proximidades, que contam com diversos hotéis de selva.
foto - ?
O ecoturismo, também chamado de turismo de natureza, atrai milhares de turistas ao município. Entre as atrações naturais da cidade, destacam-se: a Praça Central de Itacoatiara, que possui grandes prédios em construção contrastando com a grande arborização que é a marca da cidade. Também destacam-se festas populares, como a festa do padroeiro, o festival da canção, o museu de Itacoatiara, além do ecoturismo.
foto - ?
foto - ?
foto - ?
pedra pintada
foto - ?
A cidade também possui praias, lagos e prédios históricos localizados nas ruas do Cais do Porto, atualmente o agronegócio também tem trazido turistas a cidade, em busca das feiras agropecuárias e rodeios realizados ao decorrer do ano. 
Senac (Serviço nacional de Aprendizagem Comercial)
foto - Ari Vicente
Casarão
foto - ?

FAUNA E FLORA DA CIDADE DE ITACOATIARA, AM
A fauna e flora da Amazônia é diversificada, sendo encontrada a mesma fauna da floresta tropical úmida presente em diversos municípios da região. É possível encontrar no município, inúmeras espécies de plantas e pássaros, inúmeros anfíbios e milhões de insetos.
foto - ?
foto - ?
Os grandes mamíferos da água, como o peixe-boi e o boto, são encontrados principalmente em regiões sem muita movimentação do Rio Negro. Algumas árvores de origem amazônica, como a andiroba e mafumeira (também conhecida como sumaúma), são encontradas em algumas regiões da cidade, principalmente em áreas intactas.


Répteis como tartarugas, caimões e víboras também ali habitam. Há pássaros e peixes de todas as espécies, plumagens e peles. Em algumas regiões ao longo dos rios, encontramos a planta vitória-régia, cujas folhas circulares chegam a mais de um metro de diâmetro.
foto - ?
foto - ?
CULTURA DA CIDADE DE ITACOATIARA, AM
A cultura do município, assim como do Amazonas, foi largamente influenciada pelos povos nativos da região e pelos diversos grupos de imigrantes e migrantes que ali se estabeleceram, principalmente espanhóis. Itacoatiara tornou-se uma cidade com ampla miscigenação cultural e diversificadas culturas. 
Galeria de artes
foto - ?
Os nordestinos que migraram para a Amazônia no fim do Século XIX e início do Século XX, atraídos pelo Ciclo da borracha, também contribuíram para a formação da cultura municipal. Tudo isso gerou na localidade e no estado uma cultura mestiça e com grande contribuição e permanência da cultura indígena.
A prefeitura promove cultura por órgãos culturais. Todos os anos no mês de Setembro, acontece o FECANI, com o objetivo de desenvolver e divulgar novos talentos amazonenses da música. O maior festival de música do Norte, o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), reuni músicos de todo o Brasil.
Festival de música
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE ITACOATIARA, AM
Antigo casarão
foto - ?
Seminário São José
foto - ?
foto - ?
Marinha do Brasil
foto - ?
ALGUMAS RUAS DA CIDADE DE ITACOATIARA, AM
foto - ?
foto - ?
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITACOATIARA, AM
foto - ?
Relógio da torre
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
Capela de São francisco da cidade de Itacoatiara, AM
foto - André Maia
foto - ?
Catedral de Nossa Senhora do Rosário em Itacoatiara, AM
foto - Vicente A. Queiroz


foto - José Alves
Orla do rio que banha a cidade de Itacoatiara, AM
foto - José Ribeiro
foto - José Ribeiro
foto - José Ribeiro
Coreto da praça que eh uma livraria em Itacoatiara, AM
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
Secretaria Municipal da cidade de Itacoatiara, AM
foto - ?
Prefeitura Municipal da cidade de Itacoatiara, AM
foto - ?
Câmara de Vereadores da cidade de Itacoatiara, AM
foto - ?
ALGUMAS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM NA CIDADE DE ITACOATIARA, AM
REGINE’S HOTEL
Um Hotel aconchegante localizado na região mais bonita do Brasil, a região Amazônica. Faremos tudo para agradar os nossos hóspedes. Aproveite a sua estada!
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
RIO AMAZONAS HOTEL EM ITACOATIARA, AM
foto - Divulgação
foto - Divulgação
CHRISTIAN HOTEL EM ITACOATIARA, AM
foto - Divulgação
População estimada 2016 (1) - 98.503 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 8.892,038 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 9,77 
Código do Município 1301902 
Gentílico - Itacoatiarense
Gentílico: itacoatiarense 
HISTÓRICO 
Na foz do rio Muturá, afluente do rio Madeira, Ferreira João Sampaio fundou, nos meados do século XVIII, o primeiro núcleo de povoamento organizado em território do atual município de Itacoatiara. 
Os índios Muras, todavia, não permitiram o desenvolvimento da aldeia recém-fundada, atacando-a várias vezes e forçando a retirada de seus habitantes para o rio Canumã, onde estes se instalaram.

Porém, mesmo ali, esses índios vão ao seu encalço obrigando-os a nova retirada, dessa vez para o rio Abacaxis. 
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE ITACOATIARA, AM
O topônimo Itacoatiara, na língua Tupi-Guarani, significa pedra pintada. Foi dada essa denominação ao local, em conseqüência da existência de inscrições gravadas em algumas pedras no rio defronte à atual cidade.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE ITACOATIARA, AMAZONAS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA, AM
fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal de Itacoatiara/ Wikipédia / Divulgação /




CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL



SONHOS DE UM VIAJANTE
EU ERA BEM MAIS NOVO
Estava num campo aberto, juntamente com a Iara e algumas outras pessoas. Eu abracei a Iara dizendo, que quando ela estava na oitava série, eu estava entrando na primeira série. Eu ria bastante, dizendo que ela era muito mais velha que eu. Eu dizia que não imaginava que eu fosse tão novo assim. Ela me chamava de “bobão” dizendo que era o contrário, que eu era oito anos, mais velho que ela. 


Eu continuava rindo, dizendo que era impossível, só de ver meu rosto, sabia que eu era mais novo. Ela continuava dizendo que só um “bobão como eu, para acreditar nisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível