Pular para o conteúdo principal

BOA VISTA, RORAIMA - Prepare a sua bagagem e venha conhecer Boa Vista. Para quem busca um roteiro inesquecível, este eh o ponto de partida




CONHEÇA A CIDADE DE "BOA VISTA", RORAIMA, BRASIL, DA JANELA DO TREM
RESOLVEMOS CONHECER UM POUCO DA CIDADE DE BOA VISTA, CALMA, LIMPA E BONITA
foto - ?
Fazer turismo em Boa Vista tem uma vantagem. A cidade foi planejada de forma que todas as suas largas avenidas desemboquem no Centro Cívico, que é onde estão 90% dos pontos de interesse. Ou seja, não importa onde seu hotel esteja, é fácil chegar até ali. 
foto - João Alencar
População estimada 2016 (1) - 326.419 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 5.687,037 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 49,99 
Código do Município 1400100 
Gentílico - Boa-vistense
Gentílico: boa-vistense
HISTÓRICO DA CIDADE DE BOA VISTA, RR
A cidade de Boa Vista se originou da sede de uma fazenda estabelecida no local no século XIX. Em torno da sede da fazenda, chamada Boa Vista do Rio Branco, surgiu um pequeno povoado, a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo, que durante um bom tempo foi o único povoado em toda a região do alto Rio Branco.
Em 1890, o povoado foi elevado à condição de vila e em 1926 passou a ser município, adotando o nome da antiga fazenda, Boa Vista. Com a criação do Território Federal de Roraima, em 1940, a cidade foi escolhida para ser a capital.
foto - ?
A CIDADE DE BOA VISTA, RR
Boa Vista é a única capital brasileira totalmente situada no hemisfério Norte Seu traçado arquitetônico foi projetado em forma de leque, inspirado em Paris. 
Banhada pelo Rio Branco, Boa Vista possui uma grande extensão de praia durante o verão. Esportes como o caiaque, stand up paddle (SUP) e wind surf são comuns na praia de água doce.
foto - ?
AEROPORTO INTERNACIONAL DA CIDADE DE BOA VISTA, RR
foto - ?
foto - ?
foto - ?
AVIÃO XAVANTE
foto - Fernando Teixeira 
CENTRO DE CULTURA DA CIDADE DE BOA VISTA, RR
foto - ?
CORETO NO CENTRO CÍVICO
foto - Eduardo Andrade
IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS NA CIDADE DE BOA VISTA, RR
foto - ?
IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO NA CIDADE DE BOA VISTA, RR
foto - ?
CATEDRAL DO CRISTO REDENTOR DA CIDADE DE BOA VISTA, RR
foto - ?
foto - ?
KITESURF EM BOA VISTA, RR
foto - Eduardo Andrade
LAGO DO ROBERTINHO
foto - ?
PALÁCIO DA CULTURA DA CIDADE DE BOA VISTA, RR
foto - ?
PRAÇA DA BANDEIRA EM BOA VISTA, RR
foto - Fernando Teixeira 
foto - Fernando Teixeira 
foto - Eduardo Andrade
PRAÇA DA PIRÂMIDE EM BOA VISTA, RR
foto - G1
PRAÇA MANÉ GARRINCHA
foto - Andrazza Mariot
PRAÇA MANÉ GARRINCHA EM BOA VISTA, RR
foto - Andrazza Mariot
PRAÇA MANÉ GARRINCHA
foto - Andrazza Mariot
PRELAZIA
foto - Bruno Garmatz
foto - Bruno Garmatz

SUPERINTENDÊNCIA EM BOA VISTA, RR
foto - Eduardo Andrade
ORQUÍDEA
Arraial do Anauá em Boa Vista, Roraima
Portal do Milênio na Praça das Águas, Boa Vista, Roraima
Arraial do Anauá em Boa Vista, Roraima
Monumento em homenagem aos garimpeiros em Boa Vista (RR); a escultura fica na Praça do Centro Cívico, onde foi construída a primeira pista de pouso da cidade
foto - ?
Palácio da Cultura Nenê Macaggi, Boa Vista, Roraima

ORLA TAUMANAN EM BOA VISTA, RR
Às margens do rio Branco, a Orla Taumanan, no Centro Histórico da cidade, merece ser visitada. Nas duas plataformas, Meremê, que significa arco-íris na língua macuxi, e Weiquepá, ou seja, nascer do sol, há bares, lanchonetes e restaurantes. Geralmente aos finais de semana, há shows de artistas locais. 
Costuma-se dizer que Boa Vista vivia de costas para o rio e, após a construção da Orla, passou a admirá-lo todos os dias. 
A denominação Taumanan foi uma homenagem aos índios macuxi e significa paz.
foto - Fernando Teixeira 
foto - Eduardo Andrade
foto - Jackson Sousa
foto - ?
foto - Alex Uchoa
foto - ?
IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO CARMO NA CIDADE DE BOA  VISTA, RR
Construção importante, a Matriz Nossa Senhora do Carmo foi a primeira igreja construída na Bacia do Rio Branco e é reconhecida como patrimônio histórico de Boa Vista. De 2005 a 2007, foi totalmente restaurada, preservando as características germânicas originais da década de 1920, quando foi reconstituída pelos padres Beneditinos, que a tornaram única em toda a região amazônica. 
Durante a restauração da arquitetura, foram descobertas as pinturas originais das paredes, que contaram com o delicado trabalho de restauradores da Secretaria de Cultura do Amazonas. 
A edificação está localizada no Centro Histórico de Boa Vista.
foto - ?
MONUMENTO AOS PIONEIROS NA CIDADE DE BOA VISTA, RR
No Monumento aos Pioneiros, há elementos étnicos que formam a cultura do povo roraimense, suas tradições e costumes locais. A obra retrata a chegada das primeiras famílias ao Estado, que construíram suas casas às margens do rio Branco. 
O painel possui cinco metros de altura por quinze de largura e foi esculpido em concreto e cimento pelo artista plástico roraimense Luiz Canará. 
A obra está localizada na Praça Barreto Leite, que leva esse nome em homenagem ao Capitão Fábio Barreto Leite, emissário do Amazonas que deu posse às primeiras autoridades em Boa Vista.
foto - Tiago Orihuela
INTENDÊNCIA EM BOA VISTA, RR
O edifício, localizado no Centro Histórico da cidade, é uma réplica da primeira Intendência, prédio construído em 1900 para sediar a administração, quando Roraima ainda era província do Amazonas. Devido a um incêndio, em 1958, o prédio original foi destruído. 
Ela também funcionou como a primeira prefeitura e foi construída às margens do rio Branco, principal via de acesso à cidade na época. 
No prédio funciona o Centro de Informações Turísticas da Prefeitura, para incentivar o desenvolvimento do turismo e valorizar a cultura e a arte regionais.
foto - ?
foto - Marcelo Mora
SEU PRÓXIMO DESTINO 
No extremo norte do Brasil, banhado pelas águas do Rio Branco, a capital do estado de Roraima é a porta de entrada dos viajantes ávidos por natureza, pelo belo e inexplorado. Na rota 174, que atravessa Boa Vista e o todo o território de Roraima, é possível viajar de norte ao sul do estado, alcançando seus principais vizinhos: o caribe venezuelano e guianês, além do estado do Amazonas. Importantes atrações e pontos turísticos também estão pelo caminho. O Parque Nacional do Viruá, a Serra do Tepequém e a pesca esportiva no baixo Rio Branco são somente alguns exemplos. Fora da rota 174, o principal destaque fica para o majestoso e enigmático Monte Roraima, berço e altar de Macunaíma. Sem esquecer do Caburaí, o ponto Extremo Setentrional do Brasil. Prepare a sua bagagem e venha conhecer Boa Vista. Para quem busca um roteiro inesquecível, este é o ponto de partida.
Boa Vista, capital de Roraima, foi planejada em forma de leque, tem ruas largas, bem iluminadas e arborizadas

BOA VISTA JUNINA 
Maior arraial da região norte do Brasil, o Boa Vista Junina agita a capital de Roraima com a tradicional disputa entre as quadrilhas. São nove dias de apresentações dos grupos de acesso e especial, além de shows de bandas regionais, nacionais, comidas típicas e até mesmo casamento de verdade.
foto - ?
foto - ?
SERRA DO TEPEQUÉM EM BOA VISTA, RR
A Serra do Tepequém é um dos pontos turísticos mais procurados de Roraima. Distante 210 km de Boa Vista, a atração chama atenção por suas cachoeiras e pelo clima agradável das serras. Caminhadas, trilhas de bicicletas, motos e jipes também animam o local, que oferece diversas opções de pousadas e restaurantes. Uma conversa com os moradores locais, a maioria são ex-garimpeiros, é uma boa forma de saber um pouco mais sobre a história da região.
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
PARQUE NACIONAL DO VIRUÁ NA CIDADE DE BOA VISTA, RR
O Parque Nacional do Viruá se estende por mais de 227.000 ha e permanece sendo uma área pouca explorada pelo homem. Eleito o melhor local para observação de aves do país, possui também a maior diversidade de vertebrados do Brasil, além de trilhas de aventura de bicicleta. O acesso é feito pela BR-174 de Boa Vista até Caracaraí (são 60km) e, em seguida, por via fluvial por meio do rio Branco.
foto - ?
foto - ?
COMUNIDADES INDÍGENAS EM BOA VISTA, RR
Roraima é o segundo estado com a maior população indígena do Brasil. Ao sul os Wai-Wai e Waimiri-Atroari habitam a floresta amazônica que permeia o baixo Rio Branco e seus afluentes. Ao leste os Wapichana dividem a região de savana junto com os Sapará, Patamona e Macuxi. Esta última etnia estende-se por grande parte do lavrado até a região de serras e florestas, ao pé do Monte Roraima, onde dividem seus territórios com os Ingariko e Taurepang. Por último, no noroeste do estado, estão os grupos Yanomami e Yekuana, legítimos habitantes da densa floresta. Distribuídos em 32 terras indígenas, esses grupos possuem grande parte dos seus modos de vidas e suas cosmologias preservadas. Algumas comunidades só possuem acesso por avião. Em outras, é possível chegar em uma curta viagem de carro.
foto - ?
ALIMENTOS VENDIDOS PELOS INDÍGENAS
foto - Acervo H
MONTE RORAIMA EM BOA VISTA, RR
Cenário que tem atraído a atenção de turistas, aventureiros, cientistas, biólogos, esotéricos, místicos e até mesmo de Hollywood. A formação rochosa do Monte Roraima tem idade estimada em mais de 2 bilhões de anos, com flora e fauna endêmicas. Para cumprir a longa caminhada até o cume, a 2,8 mil metros, é necessário, pelo menos, uma semana. Como chegar: Apesar de localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, aqueles que partem do território brasileiro até o Monte, devem se deslocar até a cidade venezuelana de fronteira Santa Elena de Uairén. De lá, a expedição segue até o vilarejo indígena de Paraitepuy, de onde começa a caminhada. Para aqueles que desejam evitar o esforço físico, é possível alcançar o topo a partir de sobrevoos de helicóptero.
foto - ?
foto - Gabriela Amorim
foto - ?
FRONTEIRA COM A GUIANA 
Visitar a Guiana é um passeio que reserva peculiaridades. O país, que faz fronteira com Roraima, é o único da América do Sul que fala o idioma inglês, tem sua maioria composta por negros e o maior representante religioso em números de islamistas e hinduístas. Para chegar à Guiana, partindo de Boa Vista, são necessárias menos de duas horas de carro em uma estrada em excelente estado. Aos motoristas, atenção dobrada ao chegar em território guianês, pois as ruas de lá adotam a mão inglesa, ou seja, os carros devem circular pela esquerda.
foto - ?
foto - Antônio Diniz
BOA VISTA, RR
Planejada, tem circulação fácil: as principais vias convergem para o Centro. Serve como base para as expedições até o Monte Roraima e como apoio para ir de carro até a Venezuela (a 210 km) e a Guiana (a 127 km).
foto - ?
COMO CHEGAR 
O aeroporto fica perto do Centro e recebe as principais companhias aéreas. A única ligação por terra é pela BR‑174 a partir de Manaus – dos 805 km do trajeto, 122 km cortam o território indígena Waimiri Atroari, onde o tráfego é interrompido entre 18h e 6h.
foto - Reynesson Damasceno 
O QUE FAZER EM BOA VISTA, RR 
COMPRAS / ARTESANATO INDÍGENA 
Cestaria e objetos de palha das etnias yanomami, way way e macuxi, além de peças de balata látex da árvore balateira) são encontrados no Centro de Artesanato da orla, que fica na Rua Floriano Peixoto, 423, Centro, e funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h. Artesanato de madeira, acessórios, e peças de balata são vendidos nas quatro lojas do Centro de Artesanato da Praça da Águas, que funciona de segunda a domingo, das 16h às 22h.
foto - Eides Antonelli
PASSEIO / DE CAIAQUE 
Começa no Igarapé Água Boa. Chegando ao Rio Branco, há duas alternativas: continuar pelo leito ou atravessá-lo e seguir pelo Paraná do Surrão, um braço de rio mais estreito que facilita o avistamento de aves – dá até para ver grupos de macacos bugios (também conhecidos como guaribas). Entre setembro e março há formação de praias. Dura cinco horas.
Caiaques no Rio Branco, em Boa Vista
TURISMO / MONTE RORAIMA 
Na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, o platô que abriga o topo do Monte Roraima é um dos pontos mais elevados do país, a 2 734 metros de altitude. O cenário encanta turistas e cientistas com grandes paredões, cachoeiras, lagos, formações rochosas curiosas e espécies vegetais e animais endêmicas, como plantas carnívoras e um sapo do tamanho de uma unha.
Caiaques no Rio Branco, em Boa Vista
Acesso
Somente pela Venezuela. De Boa Vista, os viajantes seguem por terra, geralmente em vans, até a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén. Depois de trocar o veículo por um 4X4, a viagem segue até a aldeia de Paraitepuy, de onde começa a caminhada - o Brasil é o país com a menor área do Monte Roraima, com apenas 5%, contra 10% da Guiana e 85% da Venezuela.
foto - ?
Melhor época
Entre setembro e março, quando chove menos. As longas caminhadas ficam mais fáceis e as fotografias ficam melhores. 
Informações: a Roraima Adventures - (95) 3624-9611 organiza trekkings de seis a oito dias, incluindo os principais atrativos da região. Instituto Chico Mendes, 3623-0473 (Boa Vista) e 3592-1085 (Pacaraíma).
A capital estadual mais distante de Brasília conserva parques e áreas de lazer perto da orla do Rio Branco
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM 
BOA VISTA ECO HOTEL 
Destaca-se na paisagem horizontalizada da cidade. Por dentro, o lobby, bar e restaurante são amplos e com boa iluminação natural. Os quartos são espaçosos e têm TV de LCD e ar-condicionado silencioso. 
Boa Vista Eco Hotel de 3 estrelas oferece quatros contemporâneos perto de Zoológico do Batalhão do Forte São Joaquim, Matriz de Nossa Senhora do Carmo e Parque Anauá. O hotel confortável, é um exemplo de estilo internacional em Boa Vista.
foto - Divulgação
O hotel fica estrategicamente situado no distrito de compras, perto de parques. Centro de Boa Vista e Estádio Flamarion Vasconcelos estão apenas a 1500 metros do hotel. 
Está a 5 minutos do aeroporto Boa Vista.
foto - Divulgação
Quartos 
Inclui quartos confortáveis com Tv e frigobar. Alguns dos quartos oferecem uma vista bonita para a cidade.
foto - Divulgação
Comer & Beber 
O pequeno-almoço abundante é servido todas as manhãs. O restaurante serve cozinha Mediterrânica. Os hóspedes podem relaxar no lobby bar, que serve bebidas tropicais.
foto - Divulgação
Internet 
O serviço de Internet sem fios está disponível nas áreas públicas e é gratuito. 
O acesso à Internet de alta velocidade está disponível nos quartos do hotel e é gratuito.
foto - Divulgação
Estacionamento 
O estacionamento Privado gratuito é possível no local. 
Número de quartos: 104.
Avenida Glaycon de Paiva, 1240 
Mecejana 
(95) 3621-7100 (Fone) 
boavistaecohotel.com
 foto - Divulgação
AIPANA PLAZA 
O padrão de hospedagem do Aipana Plaza Hotel atende perfeitamente às exigências nacionais e internacionais. Tanto a lazer ou negócios, as acomodações e serviços são formatadas para que o máximo de necessidades sejam atendidas da melhor forma possível.
foto - Divulgação
A nossa culinária é pensada e executada para atender os mais variados gostos de nossos hóspedes e visitantes. Com sabores regionais, nacionais e internacionais, os espaços gourmets oferecem conforto e bom atendimento, através de profissionais preparados e ambiente agradável.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
Todas as quintas-feiras, a partir das 18h, no espaço da piscina do Aipana Plaza Hotel, é oferecido o Happy Hour aos hóspedes e visitantes assíduos. Um revigorante momento de lazer e confraternização àqueles que desejam relaxar após um dia inteiro de batalhas do dia a dia.
foto - Divulgação
Praça Centro Cívico, 974 
Centro 
(95) 3224-4800 (Fone) 
aipanaplaza.com.br 
foto - Divulgação
UIRAMUTAM PALACE 
Localizado em uma das principais avenidas de Boa Vista, poucos minutos do aeroporto, em frente a Praça das Águas, Uiramutam Palace Hotel proporciona a seus hóspedes, desde um Restaurante, com variado cardápio, um delicioso café-da-manhã, Auditório, Piscina e Apartamentos Single, Duplo e Triplo, desde os mais simples aos mais sofisticados com Cama Box, Tv à Cabo, Tv de Plasma, Frigobar, Banho Quente e Ar Condicionado, todo o Hotel é coberto por Internet sem Fio Grátis para os Hóspedes. Venha nos conhecer, você será muito Bem Vindo.
foto - Divulgação
Avenida Capitão Ene Garcez, 427 
Centro 
(95) 3624-4700 (Fone/fax) 
uiramutam.com.br
foto - Divulgação
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE BOA VISTA, RARAIMA
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA, RORAIMA

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE



fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / boavista.rr.gov.br / Divulgação / viajeaqui.abril.com.br /

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PETERSBURGO, RÚSSIA - O elegante desenho urbano estabelecido sobre uma extensa rede de canais e ilhotas é repleto de edifícios barrocos, palácios extravagantes e igrejas luxuosas. Os óbvios destaques são o Museu Hermitage, um dos melhores do planeta em arte ocidental, o Palácio de Catarina e a Catedral de Pedro e Paulo, mas boa parte da diversão está em caminhar por suas agradáveis ruas e canais.

CONHEÇA A CIDADE DE "SÃO PETERSBURGO", RÚSSIA - CIDADE SEDE DA COPA DO MUNDO 2018 DE FUTEBOL DA LIGA FIFA Palácio Mariinsky, sede da Assembleia Legislativa e Petersburgo, Rússia Fortaleza de São Pedro e São Paulo em São Petersburgo, Rússia Estação Chornaya Rechka em São Petersburgo, Rússia Quando ainda não era conhecido como O Grande, o jovem príncipe Pedro passava boa parte de seu tempo entre homens do povo, absorvendo ideias que vinham de terras distantes e despendendo tempo construindo barcos e criando estratégias militares com seus exércitos de brinquedo. Quando ele se tornou o czar de todas as Rússias, hábil general e o homem que tirou o país da era medieval, resolveu construir uma nova capital, moderna e com refinados ares europeus, num grande pântano no Báltico. Nascia São Petersburgo. Renomeada Petrogrado e posteriormente Leningrado, quando a perestroika de Mikhail Gorbachev acelerou a queda do comunismo o nome original retornaria aos mapas.  O Palácio de Catarina, co…

CONHEÇA A MAIOR RODA GIGANTE DO MUNDO, EM DUBAI - Com 201 metros de altura, terá capacidade para 1.400 passageiros em 48 cápsulas. Toda terá 9 mil toneladas de aço, o que é mais do que a Torre Eiffel e pesará mais do que o equivalente a oito Airbus A380s.

CONHEÇA A "MAIOR RODA GIGANTE DO MUNDO", DUBAI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS A maior roda gigante do mundo está sendo construída em Dubai, a Ain Dubai ('Ayn' é a decima sexta letra do alfabeto árabe, e é traduzida como 'olho'). O olho de Dubai com 201 metros irá superar os 165 metros do Singapore Flyer, atualmente a mais alta roda-gigante do mundo.  Com vistas panorâmicas sobre a costa de Dubai, incluindo o Burj Al Arab, a Palm Jumeirah e o Burj Khalifa, o projeto incluirá áreas de entretenimento, com uma variedade de lojas e restaurantes, um hotel de luxo cinco estrelas e edifícios residenciais privados.  A roda gigante faz parte do projeto Bluewaters Island e os responsáveis pelo seu desenvolvimento esperam atrair mais de 3 milhões de visitantes por ano.  O complexo de 1 bilhão será construído perto Jumeirah Beach Residence, ligado à beira mar por uma ponte de pedestres e ao continente por uma ponte de Sheikh Zayed Road, com um sistema de teleférico para o transp…

ALASKA, ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA - O Alasca é terra de superlativos. O maior estado americano abriga o maior pico, o maior parque nacional e a maior floresta dos Estados Unidos. Lá, há glaciares mais extensos do que países inteiros, baleias-jubarte de até 15 metros, ursos de quase 500 quilos. Geleiras, lagoas, vulcões, montanhas e florestas

CONHEÇA O "ALASKA", USA,  E SAIBA O QUE TEM DE BOM SE PARA FAZER LÁ Conheça nosso roteiro para conhecer umas das regiões mais quentes no roteiro turismo americano - mesmo com as baixas temperaturas O Alasca é terra de superlativos. O maior estado americano abriga o maior pico, o maior parque nacional e a maior floresta dos Estados Unidos. Lá, há glaciares mais extensos do que países inteiros, baleias-jubarte de até 15 metros, ursos de quase 500 quilos. Geleiras, lagoas, vulcões, montanhas, florestas: ao mesmo tempo que sua paisagem natural é uma das mais remotas e selvagens do planeta, ela é facilmente alcançada por voos abundantes, cruzeiros confortáveis com múltiplos roteiros que transitam pela costa (maior do que a do resto dos EUA inteiro somada) e a Alaska Highway, uma rodovia ampla e moderna que percorre mais de 2 mil quilômetros. E não, não é tão gelado quando a gente imagina: no verão, o termômetro pode bater até 30 graus.  COMO CHEGAR NO ALASKA Com a American Airline…

BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS - Inspirada nas cidades de Paris e Washington, com largas avenidas, ruas simétricas e arborizadas, Belo Horizonte foi planejada a partir de uma nova concepção estética urbana

CONHEÇA A CIDADE DE "BELO HORIZONTE", CAPITAL DAS MINAS GERAIS, BRASIL
MINEIRÃO E MINEIRINHO NA PAMPULHA EM BELO HORIZONTE, MG SEJA BEM VINDO A CAPITAL DA MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A BELO HORIZONTE. A CIDADE JARDIM imagem - Paulo Yuji Takarada ROTEIRO IDEAL PARA UM FIM DE SEMANA EM BELO HORIZONTE, MG Belo Horizonte é uma cidade que mistura modernidade com ares de interior. Localizada entre montanhas, rodeada por cachoeiras e cidades históricas, a capital de Minas Gerais conta com um valioso patrimônio arquitetônico que mistura construções clássicas e as linhas curvilíneas de Oscar Niemeyer. Suas praças dividem o espaço com ótimos museus, como o Memorial Minas Gerais – Vale, que mal se instalou na Praça da Liberdade e já recebeu o prêmio de Novidade do Ano no GUIA QUATRO RODAS Brasil. Projetada por Niemeyer, a Casa do Baile faz parte do Complexo Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais (Acervo Setur-MG) A gastronomia não fica de fora. Tem pra todos os gostos…

CURITIBA, PARANÁ - Verde, limpa, organizada. Esta é a impressão geral de Curitiba se comparada à maioria das outras capitais do Brasil. É verdade que nos últimos tempos ela deixou de ser uma “cidade-modelo”, mas mesmo assim surpreende pela beleza e conservação de seus parques, museus, construções históricas e outros pontos turísticos

CONHEÇA A CIDADE DE "CURITIBA", PARANÁ, BRASIL Seu povo, um admirável cadinho que reuniu estrangeiros de todas as partes do mundo e brasileiros de todos os recantos, ensina no dia-a-dia a arte do encontro e da convivência. Curitiba renasce a cada dia com a esperança e o trabalho nas veias, como nas alvoradas de seus pioneiros.  Cadeia de Montanhas da Serra do Mar vista do centro de Curitiba (Wikipédia) ROTEIRO PARA 48 HORAS EM CURITIBA COM MUSEUS, PARQUES E RESTAURANTES Verde, limpa, organizada. Esta é a impressão geral de Curitiba (PR), se comparada à maioria das outras capitais do Brasil.  É verdade que nos últimos tempos ela deixou de ser uma “cidade-modelo”, mas mesmo assim surpreende pela beleza e conservação de seus parques, museus, construções históricas e outros pontos turísticos.  Iluminação cênica do Paço da Liberdade em Curitiba, PR (Orlando Kissner/SMCS) No charme das construções e na gastronomia, o visitante sente a forte influência cultural da imigração europeia –…

JAÍBA, MINAS GERAIS - Reconhecida por seu projeto de irrigação, Jaíba tem um grande e ainda pouco explorado potencial de energia solar. É a região do estado onde se encontram os mais altos níveis de radiação solar

CONHEÇA A CIDADE DE "JAÍBA", MINAS GERAIS, BRASIL Reconhecida por seu projeto de irrigação, Jaíba localiza-se no norte do Estado de Minas Gerais, a 629 km da capital Belo Horizonte e a 207 km de Montes Claros, maior cidade da região. Jaíba está numa região de clima quente, relevo predominantemente plano e um grande e ainda pouco explorado seu potencial energia solar.  A região de Jaíba possui destaque em termos de seu potencial de energia solar. É a região do estado onde se encontram os mais altos níveis de radiação solar, segundo o Atlas Solarimétrico de Minas Gerais (2012). É, ainda, uma das melhores regiões do país neste quesito. (Jaíba Solar)   Sada Bioenergética em Jaíba, MG (Igreja Assembléia de Deus) Rua central de Jaíba, MG (Prefeitura Municipal) Ribeirão em Jaíba, MG (Prefeitura Municipal) Estação de Bombeamento do projeto Jaíba em Jaíba, MG (prefeitura Municipal) Hospital 2 irmãos na cidade de Jaíba, MG (Eric Micael) Entorno da cidade de Jaíba, MG (Prefeitura Munici…

NOVA ZELÂNDIA, OCEANIA - Longe de tudo, do outro lado do mundo, a Nova Zelândia vale cada segundo da longa, longuíssima viagem de avião. Dividido em duas grandes ilhas principais, o país reúne uma quantidade de paisagens e atrações impressionantes para o seu tamanho compacto

CONHEÇA A "NOVA ZELÂNDIA", OCEANIA

Longe de tudo, do outro lado do mundo, a Nova Zelândia vale cada segundo da longa, longuíssima viagem de avião. Dividido em duas grandes ilhas principais, o país reúne uma quantidade de paisagens e atrações impressionantes para o seu tamanho compacto. Na Ilha Norte, onde vivem três quartos da população, os verões são relativamente quentes e há praias perfeitas (como as da Península de Coromandel) tanto para os surfistas quanto para quem quer simplesmente se dourar ao sol. Mas os seus principais trunfos escondem-se no interior: vulcões ativos, gêiseres, lagos multicoloridos e outras formações geológicas inusitadas formam cenários que parecem de outro mundo (não à toa, alguns deles, como o Monte Tongariro, serviram de pano de fundo para a trilogia O Senhor dos Anéis).  Rebanho de ovelhas na Nova Zelândia (Stockbyte) Geiser pohotu, em Rotorua (Thinkstock) Arte maori, do povo indígena neozelandês (Thinkstock) Já na esparsamente povoada Ilha Sul, u…

FAROL DE ALEXANDRIA, ALEXANDRIA, EGITO - Uma das 7 maravilhas do mundo eh uma obra colossal

CONHEÇA O "FAROL DE ALEXANDRIA", ALEXANDRIA, EGITO A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o Grande, e tem muito mais a oferecer além de sua história e curiosidades. Localizada na costa mediterrânica do Egito, é conhecida mundialmente pelos seus pontos turísticos, como a Biblioteca de Alexandria, o Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo) e as Catacumbas de Kom el Shoqafaw (uma das sete maravilhas do mundo medieval). Outras atrações envolvem visitas à museus, jardins, mesquitas e ruínas antigas que contam a história de seu passado. O Farol de Alexandria é uma das sete maravilhas do mundo antigo. Foi construído para servir de referencial para os navegantes, na Ilha de Faros. Para servir de entrada no porto e informar os navegantes da proximidade de terras, Ptolomeu mandou construir o Farol de Alexandria. Este tinha lugar na Ilha de Faros e, por causa do nome da ilha, todas as construções até hoje, com o mesmo objetivo, são chamadas de farol. O e…

CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL - Com ruas largas e arborizadas, não perdeu o jeito de cidade do interior. Ela é porta de entrada para o Pantanal Sul, a Serra da Bodoquena e o Parque Nacional das Emas (em Goiás)

CONHEÇA A CIDADE DE "CAMPO GRANDE", MATO GROSSO DO SUL, BRASIL Vista parcial da cidade de Campo Grande, MS (Wikipédia) Com ruas largas e arborizadas, não perdeu o jeito de cidade do interior. Ela é porta de entrada para o Pantanal Sul, a Serra da Bodoquena e o Parque Nacional das Emas (em Goiás). A temática pantaneira está presente nas pinturas que decoram alguns prédios e na gastronomia. Imigrantes paraguaios, bolivianos e japoneses também deixaram sua marca. O fuso horário marca uma hora a menos em relação a Brasília.  Polo de turismo de negócios, campo Grande surpreende por ser planejada, com trânsito organizado, muitas áreas verdes e vida social agitada (Tiago Moser) TREM DO PANTANAL Apesar do nome, o passeio entre Campo Grande (saídas aos sábados às 8h) e Miranda (chegada às 18h) não chega a explorar as paisagens típicas do Pantanal. A parada em Aquidauana está reservada para o almoço e, em Taunay e Piraputanga, há venda de artesanato. O trecho de volta, entre Miranda e C…

SILVEIRÂNIA, MINAS GERAIS - Vista do alto da Serra dos Caramonas, Silveirânia oferece um aspecto deveras pitoresco e deslumbrante, impressionando-nos como se fosse um bando branco de pombas, pousado sobre tapete verdejante da relva, tal a disposição simétrica do casario que margina o lado esquerdo do ribeirão S. Manuel.

CONHEÇA A CIDADE DE "SILVEIRÂNIA", MINAS GERAIS, BRASIL Conheça a história do pico mais alto da região, que faz parte da derivação da Serra da Mantiqueira e se destaca como acidente natural, contribuindo para composição de embelezamento de uma região que já é linda por natureza...  Vista do alto da Serra dos Caramonas, Silveirânia oferece um aspecto deveras pitoresco e deslumbrante, impressionando-nos como se fosse um bando branco de pombas, pousado sobre tapete verdejante da relva, tal a disposição simétrica do casario que margina o lado esquerdo do ribeirão S. Manuel.  Rodovia de acesso à cidade de Silveirânia, MG (Antrbns) Pico do João Felix em Silveirânia, MG (Roberto Mosqueiro) Silveirânia, MG  encravada nas Montanhas de Minas (Prefeitura Municipal) Entorno da cidade de Silveirânia, MG (Prefeitura Municipal) Campo de Futebol e Silveirânia, MG (Antrbns) Casa paroquial da cidade de Silveirânia, MG (Jeani Goulart) Escola Estadual da cidade de Silveirânia, MG (Antrbns) Entor…