OLHANDO DA JANELA DO TREM: 05/06/21

Translate

Pesquise o que procura aqui

ALAGOAS / BRAZIL - TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS



Com praias de tirar o fôlego de qualquer turista desavisado, este encantador estado nordestino desponta não só pela beleza e simpatia do seu povo, mas também pela rica herança cultural dos seus antepassados e pelos inúmeros atrativos que oferece aos turistas.


1- PISCINAS NATURAIS DO PRATAGY
Em Maceió, na exuberante Praia de Pratagy, uma das mais belas e tranquilas da região, as exclusivas e inexploradas piscinas naturais do Pratagy Beach All Inclusive Resort – Wyndham se destacam pela sua excepcional beleza. Pontuadas por peixinhos coloridos, a atração ganha forma nos arrecifes de corais nos períodos de baixa maré, que ocorrem em horários específicos e é perfeita para todas as idades. O intenso amarelado do sol, presente de janeiro a janeiro e a incrível tonalidade azul turquesa do mar de Pratagy completam o cenário dos sonhos para relaxar e curtir este imprescindível passeio.
2- SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
Destino da moda em Alagoas, São Miguel dos Milagres é um município localizado na Rota Ecológica da Costa dos Corais, no litoral norte do estado e é um verdadeiro paraíso aos turistas que buscam evitar o turismo de massa. Repleto de praias sossegadas e de areias finas, o destino conta ainda com um deslumbrante mar azul-esverdeado e com inúmeros coqueiros que se perdem de vista no horizonte. Destaque para os passeios de buggy e de jangada, que levam até as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres. O local também conta com uma grande variedade de bares e restaurantes.
3- PARIPUEIRA
Ainda na Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, o município de Paripueira, também no litoral norte do estado, é ideal para relaxar, curtir a praia e aproveitar os passeios de catamarã até as piscinas naturais da região, que são bem famosas no estado. O destino também oferece passeios de lancha, que geralmente partem da Ilha da Croa e vão até a Praia de Carro Quebrado. Os bares e restaurantes da região também são grandes atrativos aos turistas.
4- MARAGOGI
Maragogi dispensa apresentações. É tão famoso quanto o próprio estado de Alagoas e a incrível tonalidade das águas, por vezes azul-turquesa, atrai turistas de todas as regiões do Brasil e do mundo. Os passeios de catamarã – grande atrativo da região – até as exuberantes piscinas naturais de Maragogi fazem sucesso e são quase que obrigatórios aos turistas. As paradisíacas praias do município também não deixam a desejar e são ótimas opções para relaxar e se refrescar, sejam em família ou com os amigos.
5- HIBISCUS BEACH CLUB
Localizado na charmosa e paradisíaca Praia de Ipioca, no litoral norte do estado, o Hibiscus Beach Club é uma espécie de bar e restaurante pé na areia e oferece aos visitantes uma ampla estrutura de lazer e entretenimento. Figuram entre os atrativos piscina, quadra de vôlei, duchas para banho, banheiros, playground para as crianças, mesas à beira mar, espreguiçadeiras, barracas com mesas, rendário, espaço para massagens, loja de produtos e conveniência, restaurante com o melhor da gastronomia local e a estonteante praia de Ipioca, é claro.
6- PRAIA DO FRANCÊS
Localizada a apenas 18 quilômetros de Maceió, no município de Marechal Deodoro, a Praia do Francês, que leva esse nome por conta da exploração de contrabandistas franceses, é reconhecida tanto pela sua exuberante beleza, quanto pela boa infra-estrutura. Bastante procurada por surfistas, por oferecer as “melhores ondas” do estado alagoano, o local oferece diversos atrativos, como passeios de barcos e visitação as famosas piscinas naturais do estado.
7- PRAIA DO GUNGA
Considerada por muitos como uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Gunga, no litoral sul de Alagoas, no município de Barra de São Miguel, encanta tanto pela sua incontestável beleza quanto pelos os atrativos que oferece aos turistas. Destaque para as incríveis falésias coloridas da região e para o encontro das águas do mar e da Lagoa do Roteiro no período de baixa maré.
8- CÂNION DO RIO SÃO FRANCISCO + CENTRO HISTÓRICO DE PIRANHAS
Com 65 quilômetros de extensão e 150 metros de profundidade em alguns trechos, os cânions do Rio São Francisco estão em quinto lugar no ranking dos maiores cânions navegáveis do mundo e impressionam pela perfeição das rochas areníticas, que parecem ter sido talhadas à mão. Algumas formações, inclusive, ganharam até nomes, como a Ponta do Papagaio, a Pedra do Japonês e o Morro dos Macacos. O passeio até a região normalmente inclui uma visita ao centro histórico da cidade de Piranhas, localizada nas margens alagoanas do São Francisco. A cidade é a única do semiárido nordestino tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
9- ATALAIA
Atalaia é uma cidadezinha cheia de charme, uma das mais antigas do estado. Por conta disso, ela é repleta de lugares históricos e ruínas, que garantem um tour bem interessante, principalmente para os turistas que adoram conhecer a cultura local.
Nas suas andanças pela cidade, não deixe de conhecer a Capela de São José, que guarda um acervo muito importante com peças do período da sua fundação.
Visite ainda a Casa Grande da Fazenda Jardim das Lajes e a Praça do Bicentenário, repleta de coqueiros. Inclua ainda no seu roteiro Museu do Banguê, onde estão guardadas as antigas peças de engenhos.
O Santuário Ecológico Fazenda de Santa Tereza é um dos lugares mais visitados, já que possui piscinas naturais de águas em tom verde esmeralda. Um espetáculo!
10- PENEDO
Penedo é também um dos lugares em Alagoas mais bonitos e antigos do estado. Fundada no século 16, está localizada às margens do Velho Chico e possui um centro histórico com museus e igrejas, datadas dos séculos 17 e 18.
Não deixe de entrar no Convento e na Igreja Maria dos Anjos, que abriga peças de arte sacra, elementos decorativos em estilo barroco, pinturas e afrescos no teto.
A Igreja Nossa Senhora da Corrente, um edifício em estilo rococó e barroco, com azulejaria portuguesa não pode ficar de fora, assim como o Paço Imperial que guarda relíquias arquitetônicas na época da sua fundação.
11- DELMIRO GOUVEIA
Assim como as suas vizinhas, Delmiro Gouveia também é um dos melhores lugares para conhecer em Alagoas. Além de ser um refúgio de belezas naturais, ela também abriga construções barrocas do período da colonização portuguesa.
Visite o Museu Regional, que está instalado no prédio da antiga estação ferroviária. O local abriga peças antigas da estação e também móveis e utensílios, que fizeram parte da história da cidade.
Conheça também o complexo do Angiquinho, onde funciona uma usina hidrelétrica e a Casa de Delmiro Gouveia, um dos pioneiros da industrialização do Brasil.
12- JEQUIÁ DA PRAIA
Bem pertinho de Maceió, a cidade de Jequiá da Praia é um verdadeiro recanto ecológico, banhado pelo Oceano Atlântico e também pelas lagoas Azeda, Jacarecica e Jequiá.
A cidade é considerada um dos melhores destinos quando o assunto é o turismo de Alagoas, já que abriga rios e lindas praias, como as regiões de Jacarecica do Sul, Povoado Barra de Jequiá, Lagoa Azeda e Pituba.
Vale a pena fazer um tour pela cidade para conhecer seus rios e praias, que possuem natureza quase que intocada, sendo uma região perfeita para os turistas que querem fugir do agito.
13- SERRA DA BARRIGA
Praticamente ao lado de Maceió, a Serra da Barriga é um local para quem adora contato com a natureza e atividades de ecoturismo. No passado, o local abrigou o antigo Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra na época da escravidão no Brasil.
Reconhecida como Patrimônio Cultural do Mercosul, o complexo ecológico é muito visitado por pesquisadores, estudantes e também turistas que querem conhecer a fauna e flora da região.
14- TURISMO RURAL EM VIÇOSA
Em Alagoas, o turismo rural em Viçosa também está entre as principais atrações dos roteiros de viagem.
Conhecida como um dos berços culturais do estado, a região atrai muitos visitantes por oferecer atividades de ecoturismo e abrigar lindas cachoeiras e paisagens rurais de tirar o fôlego.
Além de cenários naturais, Viçosa também conta com construções antigas, como igrejas, casarões e muito mais.
15- FALÉSIAS DE JACARECICA DO SUL
O visual é de tirar o fôlego e está nos sonhos de muita gente: uma praia paradisíaca, de natureza intocada, com falésias à beira mar e água de cor verde esmeralda que brilha com a luz do sol. Assim é a praia de Jacarecica do Sul, no município de Jequiá da Praia, no litoral Sul de Alagoas, distante 76 km da capital Maceió.
Por sua localização, a praia ainda é pouco visitada. O passeio até lá é feito pelo Complexo Dunas de Marapé. A bordo de um caminhão que fez parte da frota da segunda Guerra Mundial, o trajeto sai da sede do receptivo e percorre cerca de quatro quilômetros entre sítios e fazendas repletas de coqueiros. No trajeto, o guia conta a história da praia e de suas formações rochosas formadas há milhares de anos pela ação do tempo e do vento
16- DUNAS DE PIAÇABUÇU
Muita gente acha que conhecer dunas de areia no Brasil só é possível se for aos lençóis maranhenses. Está enganado quem pensa assim. Em Alagoas, numa cidadezinha ao Sul do estado, há 140 km de Capital, existem as dunas de Piaçabuçu, conhecidas popularmente como Dunas Douradas.
Com pelo menos 20 quilômetros de extensão e o com picos de mais de cinquenta metros de altura, as Dunas Douradas encantam os visitantes. Um dos passeios mais procurados por lá é feito a bordo de uma espécie de grande “buggy”, adaptado para acomodar até oito pessoas, incluindo o motorista.
A chegada às Dunas é espetacular, depois de cinco minutos de desce e sobe pelos enormes bancos de areia, há um ponto para um dos auges do passeio: o skybunda. A bordo de uma prancha de madeira – semelhante ao shape de um skate – os turistas podem se aventurar descendo pelas dunas. Quem provou garante: experiência única!
17- TRILHA DO VISGUEIRO
Ao norte de Alagoas está Maragogi, distante 130 km da capital Maceió. A cidade é internacionalmente conhecida por suas belas praias de mar azul cristalino que lhe renderam o apelido de “Caribe Brasileiro”, mas as belezas não param aí. Outro grande atrativo por lá é a trilha do Visgueiro, feita na zona rural do município, na comunidade de Água Fria.
Com quase sete quilômetros de extensão, a trilha é uma aventura por entre uma reserva de Mata Atlântica. No percurso, árvores do tipo visgueiro centenárias, algumas com mais de 500 anos de vida e mais de 20 metros de altura.
O ponto de partida e de chegada da Trilha do Visgueiro é na sede da Associação das Mulheres de Fibra, outro ponto encantador do povoado. Boa parte das mulheres de lá vivem do artesanato da fibra da bananeira.
As artesãs colhem a folha da árvore frutífera, deixam secar ao sol e fazem dela lindas peças com bordado filé como tapete, bolsas, cestas e outros acessórios.
18- CAMINHOS DA FÉ
Na histórica e bela Penedo, distante 170 km da capital Maceió, acontece a maior celebração à Bom Jesus dos Navegantes, sempre celebrado em janeiro, com procissão fluvial pelo leito do Rio São Francisco que atrai milhares de pessoas - cerca de 60 mil visitantes - à cidade. A arquitetura barroca, herança dos colonizadores portugueses e holandeses, embeleza a passeata religiosa pelo centro histórico da cidade. Em Palmeira dos Índios, na região Agreste do estado, distante 140 km de Maceió, milhares de romeiros celebram Frei Damião - em seu Santuário na cidade - e o Cenáculo de Maria, sempre em meados de dezembro. Cerca de 40 mil pessoas costumam estar no município nesta época, sempre participando de celebrações religiosas, procissões e shows católicos.
Também no Agreste alagoano, outro ponto turístico religioso importante é a Cidade de Maria, em Craíbas, município a 150 km de Maceió. Construída em 2006, o local ficou conhecido por ser uma área de peregrinação e oração. Hoje conta com uma santuário de Maria e, em breve, com um espaço dedicado à Nossa Senhora Aparecida, com uma réplica do Santuário de Aparecida, em São Paulo.
Considerada a capital do Agreste, Arapiraca também tem seus atrativos de turismo religioso. Fundador da cidade, Manuel André, deixou dois grandes eventos religiosos como legado à cidade: a caminhada ao Morro Santo da Massaranbuda e a Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho. O primeiro faz milhares de fiéis caminharem todos anos, na Santa-Feira da Paixão, cerca de 6,5 km da Catedral, localizada na parte central da cidade, até o Alto do Morro, em orações e louvores a Jesus Cristo.
ONDE SE HOSPEDAR?
O Pratagy Beach All Inclusive Resort – Wyndham, em Maceió, está localizado a pouquíssimos quilômetros de distância do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e se destaca por ser o primeiro resort do estado a operar com sistema All Inclusive. Perfeito para famílias, casais e grupo de amigos em busca de diversão, conforto e interação, o empreendimento conta uma ampla estrutura de lazer e dispõe de uma de receptivo local com opções de passeios e excursões para todos os atrativos do estado.

Fonte dos textos e fotos: turismoalagoas.com / passagenspromo.com.br / Thymonthy Becker / qualkviagem.com.br / Charlie Styforlamber 




Encontre aqui seu lugar incrível