OLHANDO DA JANELA DO TREM: 05/02/21

Translate

Pesquise o que procura aqui

ACRE / BRAZIL - ROTAS TURÍSTICAS




Sabe quais as melhores rotas para aproveitar bem sua viagem ao Acre e explorar muitos pontos turísticos? Cada rota se foca em um aspecto ou região diferente do Acre. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas pra saber sua preferida!


CAMINHOS DAS ALDEIAS
O vale do Juruá transpira naturalidade e biodiversidade. Se o festival Yawanawá te interessou, por essa rota se encontra muito mais sobre as tribos indígenas locais. Esta rota contempla as cidades de Tarauacá e de Cruzeiro do Sul, onde acontece anualmente o ExpoJuruá, um evento de música ao vivo que traz músicos de várias regiões. Juruá abrange também a Serra do Divisor, na qual foram encontrados vários geoglifos – marcas no solo que formam extensos símbolos e formas geométricas.
Arqueólogos que estudam estas formas defendem que foram usadas de forma ritualística por povos indígenas milenares, antes mesmo da chegada dos colonizadores no Brasil. A rota dos Caminhos das Aldeias agrega muito conhecimento sobre a natureza, os povos que lá habitaram e habitam e a enorme biodiversidade da região, além de passar por cidades amistosas e equipadas para receber turistas!
CAMINHOS DA REVOLUÇÃO
Se você pensa que o caminho até o reconhecimento do Acre como estado foi tranquilo, é bom incluir os Caminhos da Revolução no seu roteiro de viagem! A rota passa por Porto Acre, Rio Branco e por Plácido de Castro, nome do líder da Revolução Acreana. Durante quatro anos houve conflito armado entre o Peru, Bolívia e Brasil, contestando a posse de territórios na região do Acre.
O avanço brasileiro de maior sucesso foi o liderado por José Plácido de Castro em 1902, que decretou pela terceira vez a República do Acre, mas isto não interrompeu o conflito. Apenas no ano seguinte, quando o Brasil e Bolívia assinaram o Tratado de Petrópolis, a guerra foi interrompida. Nesta rota é possível ver várias praças com homenagens e museus e complexos turísticos contando em detalhes este momento da história do Brasil!
CAMINHOS DE CHICO MENDES
Dentre outras cidades, esta rota passa pela capital, Rio Branco, e por Xapuri, a cidade em que nasceu e viveu Chico Mendes. Para conhecer e experienciar sobre a luta e o modo de vida dos seringueiros no Acre, a defesa da Floresta Amazônica e os confrontos e atritos políticos que aconteceram, esta rota é ideal! A trilha promete experiências únicas no contato com a natureza amazônica, num trekking que passa pelos principais pontos turísticos da região e mostra a vida de quem vive neste meio, sem faltar uma deliciosa culinária caseira!
E se você está se perguntando se a presença de tantos turistas e a estrutura para recebê-los não acaba prejudicando a natureza, saiba que é muito pelo contrário! Com a ajuda dos fundos arrecadados pelo turismo, órgãos como o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – conseguem melhorar em seu trabalho. O de manter a proteção da natureza, reduzir ainda mais o desmatamento e conscientizar a população da grande importância de ações como esta!
CAMINHOS DO PACÍFICO
E o turismo não ajuda apenas a natureza, mas também favorece o crescimento social e econômico das cidades do Acre! Os Caminhos do Pacífico se focam na Estrada do Pacífico, que beneficiou amplamente o transporte e o comércio acreano. Com um grande fluxo de pessoas, tanto moradores quanto de turistas, é frequente a presença de lojas e vendedores ambulantes. A região é a preferida por empreendedores para começar seu negócio.
A Estrada do Pacífico, também conhecida como Rodovia Interoceânica, é chamada assim por conectar o Brasil com o litoral do Peru, passando perto pela fronteira com a Bolívia e chegando às margens do Oceano Pacífico. Sendo assim, a partir dela o Acre serve como porta de entrada para o comércio exterior no Brasil. A rota, então, é um ótimo lugar para presenciar a integração entre os diferentes países na fronteira, sendo uma importante rota do turismo no Acre.
Fonte dos textos e fotos: passagenspromo.com.br / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / viagemeturismo.abril.com.br 

Encontre aqui seu lugar incrível