OLHANDO DA JANELA DO TREM: 04/15/21

Translate

Pesquise o que procura aqui

CAPELA / SERGIPE / BRAZIL (1.058 / 5.570) POPULAÇÃO: 34.514 PESSOAS (IBGE 2020)



Na Lenda da Igreja do Amparo, acredita-se que do Cruzeiro até os fundos da Igreja Nossa Senhora do Amparo, à meia-noite, se alguém colocar o ouvido no chão, ouve barulho forte de água corrente. Uns acreditam ser uma “perna” do Rio São Francisco.


Atualmente, Capela é famosa pela sua Festa de São Pedro, onde centenas de foliões buscam nas matas próximas à cidade e erguem numa das praças um "mastro", árvore escolhida para levar em seus galhos superiores prêmios que serão posteriormente disputados em meio a uma "guerra" de rojões. Estes prêmios são ofertados pelo comércio local, sendo captados no evento conhecido como "Sarandaia", que ocorre no 1º dia do mês de junho, quando um habitante local, travestido de "baiana", passa de porta em porta acompanhado por banda de pífanos e foliões.
Ao cair da noite, uma imensa fogueira é acessa aos pés do mastro e, enquanto este queima, é travada uma "guerra de espadas", "busca-pés" e "limalhas", todos derivações de rojões. Assim que o mastro cai os "combatentes" se lançam sobre ele à cata dos tais prêmios.
Outra diversão para os moradores da cidade é a "bica", nascedouro de águas límpidas e gélidas, localizada numa belíssima área de mata protegida.
Lenda da bica
Os índios das tribos Tupã e Tupinambás eram inimigos. O cacique dos Tupã tinha uma linda filha, Bica, que se apaixonou pelo filho do cacique Tupinambá, o Beca. Um amor proibido, impossível. Um dia, os dois jovens índios foram flagrados pelo pai de Bica. Beca e Bica foram mortos e no lugar onde isso aconteceu nasceram minadores de água límpida. Acredita-se que a água sejam as lágrimas do casal de índios.























Fonte dos textos e fotos: facebook.com/lugares-de-capelase / Wikipédia / IBGE / Prefeitura Pública de Capela, SE / Charlie Styforlamber / Thymonthy Becker / Josué Christopher / 

VIAGENS MAIS CURTIDAS ESSA SEMANA



Encontre aqui seu lugar incrível