OLHANDO DA JANELA DO TREM: 01/30/21

Translate

Pesquise o que procura aqui

QUIXADÁ / CEARÁ / BRAZIL (4.093 / 5.570) POPULAÇÃO: 88.321 PESSOAS (IBGE 2020)




Grande potencial para o Turismo de Aventuras, Ecoturismo e Esportes Radicais. Voo Livre, Parapente, Asa Delta, Off-Road, Trekking, Rapel, Montanhismo e muito mais.


PEDRA DO CRUZEIRO 
A Pedra do Cruzeiro fica no centro da cidade e está a 190 metros acima do nível do mar. “Algumas trilhas levam até o topo onde se pode ter uma vista panorâmica da cidade”. 
A subida é de nível médio de dificuldade e tem escada para quem tiver dificuldades de locomoção. 
SERRA DO ESTEVÃO 
A Serra do Estevão , na zona rural de Quixadá, tem clima ameno e é o ponto mais alto do município. “Para quem quiser, é possível ficar hospedado na Casa de Repouso São José. Vista linda e tranquilidade total” 
TURISMO DE AVENTURAS E ECOTURISMO
MORO DO URUCU 
Na região do Morro do Urucu, pouco antes do Santuário, a Rampa de Voo Livre é mais uma atração turística para os viajantes. Conhecida como a “rampa dos recordes” é administrada pela Associação de Voo Livre do Sertão Central. 
“Quem gosta de asa delta e outros estilos semelhantes de voo livre, esse ponto é super conhecido por quem pratica esse tipo de esporte, com excelentes condições para voo. Vale a pena assistir o nascer ou o pôr do sol próximo à rampa”. 



Açude do Cedro



Açude do Cedro e a Pedra da Galinha Choca
Barragem
Capela e Mosteiro de São José
Chalé da Pedra. Fica no centro da cidade
Entorno da cidade





Fazenda de Raquel de Queiroz
Grua de São francisco
Hotel Vale das Pedras
Matulão. Homenagem a Luiz Gonzaga
Vistas parciais da cidade

Pedra da Galinha Choca

praça da cidade



Ruas e Avenidas da cidade


Santuário de Nossa Senhora Imaculada rainha do sertão


Dados gerais da cidade
Código do Município - 2311306 
Gentílico - quixadaense 
Prefeito (2017 / 2020) JOSÉ ILÁRIO GONÇALVES MARQUES 
População estimada [2019] 87.728 pessoas 
População no último censo [2010] 80.604 pessoas


Densidade demográfica [2010] 39,91 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,9 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 8.065 pessoas 
População ocupada [2017] 9,3 % 
Posição geográfica da cidade no Brazil
Como tudo começou
Quixadá – Ceará – CE 
História 
Quando os devassadores do sertão central do Ceará penetraram na zona compreendida pelo município de Quixadá, encontraram-na senhoreada pelos índios canindés e genipapos, pertencentes ao grupo dos Tarariús. 


Tudo indica que essas tribos estiveram aldeadas, na primeira metade da era de seiscentos, na zona montanhosa a sudoeste da atual cidade de Quixadá, onde existiu a primitiva missão de Nossa Senhora da Palma. Posteriormente transferida para a serra de Baturité, essa missão deu origem à vila Monte-Mor-o-Novo-da-América, fundada em 1764. 
A colonização da área estudada efetuou-se através de movimento de penetração que, partindo do Jaguaribe, seguira o seu afluente Banabuiú e depois o Sitiá, tributário do Banabuiú, objetivando a conquista de nevas terras para a criação extensiva de gado. 


As primeiras sesmarias marginais do Sitiá, rio eminentemente quixadaense, foram concedidas, a partir de 1698, a elementos oriundos das vizinhas capitanias do Rio Grande, Paraíba e Pernambuco, de onde trouxeram suas sementes de gado. Em razão, porém, da resistência do íncola e de outras dificuldades, várias das primitivas concessões caíram em comisso, dando lugar a novas datas, ao iniciar-se no século XVIII. Efetivamente, a ocupação das terras só teve início em 1705, quando Manoel Gomes de Oliveira, André Moreira Barros e outros nelas conseguiram penetrar, vencida a hostilidade indígena. 


Em 1641, Manoel da Silva Lima, alegando haver descoberto dois olhos d'água nas ilhargas do Sitiá, requereu e obteve uma sesmaria medindo 'meia légua para cada banda 
do riacho e três de comprido por ele acima, pegando nas testadas de Carlos Azevedo, fazendo pião na serra do Pico'. 
Essa terra de Carlos Azevedo compreendia o 'Sítio Quixadá', adquirido por compra conforme escritura de 18 de dezembro de 1728. É esta escritura o primeiro documento público em que aparece o topônimo de que se originou a atual forma gráfica de Quixadá. 
Esta eh a bandeira da cidade
Este eh o brasão do município

Fonte dos textos e fotos: Alex Uchôa / Paulo M. A. Vasconcelos / IBGE / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Quixadá, CE 

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL, DE A A Z


SONHOS DE UM VIAJANTE
OS QUATRO OVOS

Eu peguei os 4 ovos que podia, depois escorreguei em um morro e sai descendo de bunda até onde as mulheres faziam rapadura
Estava num local, que parecia uma cozinha, mas não tinha nenhum móvel lá. Havia várias caixinhas de ovos, e cada uma tinha quatro ovos. Eu peguei uma destas caixinhas e saí dali. Cheguei num local, peguei uma vasilha e quebrei os quatro ovos lá dentro. Depois fui para um outro local. Daí, eu percebi que um ovo ficou boiando demais. Eu olhei e vi que ele estava podre. Então eu fui voltando para o local onde tinha pego os quatro ovos, para pegar outro. No caminho eu fiquei pensando que já tinha pego os quatro primeiros ovos. Então eu não podia pegar mais. Fui para um local, que parecia um terreno sem construção nenhuma. Eu estava no alto de um pequeno morro e havia duas pessoas comigo. 


Estas duas pessoas desceram este morro, por um caminho que era bem difícil de descer, porque era quase um paredão. Eu então procurei outro local para descer. Fui caminhando ate que achei um aceso mais fácil e fui descendo por ele. Mesmo sendo mais fácil, eu escorreguei, cai e fui descendo escorregando de bunda. Cai num local bem grande, parecendo uma cozinha muito grande. Tinha uma mesa bem grande e sentada à mesa, havia várias mulheres.


Elas falavam do trabalho voluntário que faziam para arrecadar dinheiro para os pobres. Elas vendiam rapadura. Elas estavam comendo alguma coisa. Eu fiquei pensando que elas nem me ofereceram algo para comer. Depois imaginei que deveria ser o jeito delas, de não oferecer nada a ninguém. Nisto veio a Nathalia e deu um cutucão nas minhas costas. Eu levei um susto e fiquei com as costas doendo. A Nathalia ficou rindo. Sai dali e pensei em voltar para onde tinha pego os 4 ovos, para pegar outros quatro.



Encontre aqui seu lugar incrível