OLHANDO DA JANELA DO TREM: 04/19/20

Translate

Pesquise o que procura aqui

FARROUPILHA / RIO GRANDE DO SUL (1.744 / 5.570)




Berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul, Farroupilha, na Serra Gaúcha, conserva muitos aspectos dessa cultura. Construções históricas, bonitas praças, Igrejas bem conservadas, museus e muito mais.


Casas históricas, que abrigaram os primeiros comércios, igrejas, pequenos capitéis e construções imponentes, chamam atenção pela arquitetura conservada. Uma delas é o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, o maior templo de fé do Sul do país. Além disso, a cidade possui parques e praças equipadas para bem receber visitantes, belezas naturais, museus, shoppings especializados em malhas e confecções, vinícolas que oferecem produtos de qualidade e diferenciados empreendimentos turísticos. Confira!
COMUNIDADE NOVA MILANO
Nova Milano é a comunidade considerada “Berço da Imigração Italiana no RS”. Neste local se instalaram os primeiros italianos que chegaram ao Sul do Brasil, há 142 anos, em 1875. Essas três primeiras famílias, Crippa, Sperafico e Radaelli, são homenageadas na Praça da Imigração Italiana, que contempla a Igreja de Santa Helena da Cruz, construída pelos colonizados, com o seu interior pintado com afrescos e a réplica da Madonina Duomo. 
Este pequeno núcleo onde o povoado se originou é conservado até os dias de hoje, onde é possível visualizar diversos prédios antigos que fizeram parte da história de desenvolvimento da cidade e região.





MUSEU DA IMIGRAÇÃO ITALIANA, UVA E VINHO
O Museu foi inaugurado em maio de 2019. 
Um local de cultura para manter a preservação histórica. Localizado às margens da ERS-122, junto ao Parque do Centenário da Imigração Italiana, o espaço foi concebido para celebrar a história da colonização, o modo de vida das famílias que atravessaram o Atlântico em busca da Cocagna e as memórias afetivas que seguem vivas nos descendentes. Além, é claro, de se apresentar como nova opção de lazer para os moradores da região. 
A escolha de Nova Milano para sediar o museu não foi obra do acaso. Afinal, foi no atual 4º distrito de Farroupilha que se estabeleceram as primeiras famílias de imigrantes, em maio de 1875, o que rendeu à comunidade a alcunha de “berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul”.
CASA DE BACH
A propriedade tem um lindo cenário, que soma-se ao atendimento familiar e as gastronomias típicas italiana, alemã e gaúcha. O local também oferece quadra de futebol sete.





PARQUE DOS PINHEIROS
Localizado na região central da cidade, possui uma área de 22 hectares com lago artificial, sendo uma das maiores áreas naturais dentro de perímetro urbano do RS. O parque oferece pista para caminhada, playground e, para o verão, piscina para uso público - um local muito agradável para a prática de atividades esportivas, contato com a natureza e momentos de descontração.




SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO
Um dos principais pontos turísticos e motivo de orgulho para Farroupilha é o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, maior templo religioso do sul do país. A seis quilômetros do centro da cidade, em meio a belas paisagens interioranas, o complexo que o circunda conta com restaurantes, venda de objetos religiosos e espaços de visitação, que retratam a história do próprio santuário e de milhares de fiéis, que em agradecimento a Santa deixam flores, imagens e até pertences pessoais. Uma experiência única de fé, onde a paz é sentida de forma intensa e verdadeira.






PARQUE SALTO VENTOSO
Esquecer da rotina, do stress diário, do trabalho, dos conflitos da vida moderna, nem que for por um instante, faz um bem, não é? O contato com a natureza é uma das alternativas para quem busca deixar as preocupações de lado e relaxar. No interior de Farroupilha, moradores e visitantes podem renovar as energias e fugir do agito da cidade e até do litoral em um lugar bem especial: O Parque Salto Ventoso.
A 12 quilômetros do centro da cidade, na Linha Muller – 3º distrito, fica a área de mata nativa, cortada por uma espetacular queda d’água de 56 metros de altura, sobre uma gruta de 200 metros de comprimento e 25 de altura. A cascata em meio ao verde exuberante pode ser admirada do mirante localizado na FR-10, estrada que liga a área urbana ao ponto turístico, e também de uma forma ainda mais encantadora: da passarela instalada atrás da cortina d’água.








CASA DE BONA
A casa marca o estilo arquitetônico típico dos imigrantes italianos na serra gaúcha. A construção de 1888 serviu de residência e comércio, e encontra-se em uma linda propriedade particular, onde a natureza forma um cenário único com uma cascata que encanta os visitantes. Também podem ser visualizadas outras construções antigas da época que faziam parte do conjunto de construções. 
A casa serviu ambiente de gravação de duas temporadas da minissérie “Decamerão – a comédia do sexo” e recentemente o “Filme da minha vida”, lançado em 2017.



CASA DA CULTURA SUECA
A Casa da Cultura Sueca ou Svenska Kulturhuset funciona numa antiga fábrica de cordas de linho, atividade trazida da Suécia em 1890 pelos imigrantes suecos e pertencente à família Bohm. O espaço foi aberto em 2008, com o objetivo de divulgar as manifestações culturais dos imigrantes suecos, através do folclore, gastronomia, religiosidade, arquitetura, processos produtivos tradicionais, artesanato entre outros. 
A Casa dispõe do Museu do Linho, que mostra todo o processo, desde a semeadura até a fiação, pelo modo artesanal e a exposição de objetos, utensílios, registros históricos e outros, que contam a história da imigração. Também conta com um restaurante de gastronomia típica, servindo almoço, jantar e café colonial, para grupos previamente agendados, com número mínimo de 15 pessoas e com uma pequena pousada, com duas quartos triplos.




FERRARIA RIGATTI
Fundada em 1897 pela família Rigatti, o local foi um marco da época e uma referência de pequena indústria. Ali eram produzidas diversas ferramentas, peças e utensílios que contam a história do desenvolvimento das ferrarias. Movida por uma roda d’água, em um processo artesanal, ainda mantém preservada a funcionalidade dos equipamentos movidos pela criatividade e as necessidades da época. 
Na propriedade também se encontra um mini museu com peças da ruralidade.
CAPELA SÃO JOSÉ
A Capela São José foi construída no final do século XIX e sua conclusão data de 1886. Situado em Linha São José, 1º distrito de Farroupilha, a Capela é considerada a primeira edificada pelos imigrantes italianos no município, sendo também a primeira paróquia de Farroupilha, tombada em 2007 pelo município.
A edificação pertence à primeira fase da arquitetura religiosa da imigração italiana em estilo clássico, com traços renascentista e romântico. Sua fundação feita em pedras irregulares, e estrutura em tijolos de barro de produção artesanal, reproduzem uma construção de traços singelos em formas e linhas harmônicas.
Em 2016 a Capela foi restaurada, a fim de preservar este patrimônio religioso e arquitetônico por sua importância histórica para o município e região, mantendo as características originais da edificação, assim como a Torre do sino que fica ao lado da capela.


IGREJA MATRIZ DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
A Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus é parada obrigatória para os visitantes. Foi inaugurada em 1932 e está localizada no Centro da cidade, em uma belíssima praça, revitalizada recentemente. Com um estilo néo-gótico, ela impressiona com sua beleza e imponência, alcançando 49 metros de altura. 
No interior, destacam-se o piso decorado com detalhes em mármore, o imponente altar-mor, os belíssimos vitrais, as grandiosas colunas de sustentação e as estátuas dos apóstolos.
PARQUE CASCATA DA USINA
A onze quilômetros do centro da cidade, o parque possui infraestrutura para atividades de camping. O local foi a primeira usina hidrelétrica de Farroupilha, é cercado de uma linda paisagem natural com riachos e matas, além de um grande gramado para prática de atividades esportivas. Oferece quatro quiosques com equipamentos para preparo e conservação de alimentos, 27 mesas com churrasqueiras, campo de futebol sete, campo de vôlei, represa com área para pesca, banheiros com chuveiros, além de um salão para eventos.
Locação dos demais equipamentos - consultar com o local.





MOINHO RIO BURATI
O Moinho Rio Burati iniciou suas atividades em 1944, em uma construção de madeira, onde a farinha era produzida através da moagem em pedras movidas pela roda d’água. O processo pode ser visitado sob agendamento.

DI CAPRI HOTEL
Eleito pelo 2° ano consecutivo o melhor hotel 3 estrelas do Brasil, o Hotel Di Capri garante uma grande experiência em hospedagem para você aproveitar ao máximo sua visita em Farroupilha. Localizado no Centro da cidade, no Di Capri Hotel você encontra uma estrutura completa, apartamentos para cadeirantes, elevadores, ambientes climatizados, garagens cobertas e monitoradas, internet wi-fi, sala de ginástica, sala de reuniões e tv a cabo.




NOVA VICENZA HOTEL
O charme da Serra Gaúcha, com seus encantamentos e belezas naturais juntamente com o aconchego de um Hotel renomado que preza pelo conforto de seus hóspedes, é a combinação perfeita para o seu passeio. O Nova Vicenza Hotel conta com apartamentos preparados para sua comodidade, possuindo Ar-condicionado, calefação, Wi-Fi, frigobar, secador de cabelo e outros. Nosso estacionamento é gratuito e está incluso em todas as diárias o café da manhã.



Dados gerais da cidade
Código do Município - 4307906 
Gentílico - farroupilhense 
Prefeito (2017 / 2020) CLAITON GONÇALVES 
População estimada [2019] 72.331 pessoas 
População no último censo [2010] 63.635 pessoas


Densidade demográfica [2010] 176,57 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,9 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 30.844 pessoas 
População ocupada [2017] 44,4 % 
Posição geográfica da cidade no estadp
História de criação da cidade
FARROUPILHA / RIO GRANDE DO SUL - Monografia - n° 522 Ano: 1972 
ASPECTOS HISTÓRICOS: o território do atual Município de Farroupilha começou a ser povoado em 1875, quando as primeiras famílias de colonos italianos, oriundas de Olmate Monza, se estabeleceram a cerca de 8 km para o sul da cidade, na localidade que posteriormente passaria a chamar-se Nova Milano (atual distrito de Farroupilha). Estevão Crippa, Luiz Sperafico e Thomaz Radaelli, com seus familiares, só encontraram nessas terras um índio semicivilizado a quem passaram a chamar Luís Bugre. 


Os gêneros alimentícios necessários à manutenção dos colonos, custeados por verbas governamentais, tinham de ser adquiridos na povoação de Feliz, Município de Caí, a 30 km do local. A região era ainda inexplorada e as dificuldades que os colonos enfrentavam levava a maioria dos que ali arribavam a desistir e recuar para regiões mais amenas. 
Aquelas três famílias pioneiras, porém, não se atemorizaram e apesar de terem, não raro, como único alimento o pinhão nativo, empreenderam a brava tarefa de vencer a natureza bruta e iniciar uma agricultura regular. 


A estrutura do município de Farroupilha começou a tomar forma quase que imediatamente à instalação das primeiras famílias de imigrantes em Nova Milano. Segundo dados históricos, entre 1885 e 1886, na Colônia Sertorina, que ficava em parte dentro do atual território farroupilhense, entre Linha Palmeiro (Bento Gonçalves) e a 1ª e 2ª Léguas (Caxias), Fiejó Junior, dono das terras, instalou uma comunidade habitada por imigrantes italianos, trentinos e trevisanos. 
Em 1876, o propósito de prosseguir na colonização levava as autoridades a construírem um barracão para abrigo de novos imigrantes, no local que ficou primeiramente chamado Barracão e mais tarde passou denominar-se Nova Milano. Nesse ano, novo grupo de colonos, procedente de Vicenza, Itália, instalou-se a 12 km ao norte do povoado de Barracão, em local a que deram o nome de Nova Vicenza. 


O núcleo de Nova Vicenza prosperou com rapidez, favorecido pela circunstância de situar-se no entroncamento das estradas que conduziam às colônias de Caxias, Conde D'Eu e Santa Izabel. 
A população, organizada e cheia de vontade, fez logo prosperar o lugarejo. Conseguiram um padre permanente e a instalação de uma escola, sob a responsabilidade das irmãs da congregação de São Carlos. Não havia ainda estradas na Colônia Sertorina. Era utilizada a estrada Caxias do Sul - Bento Gonçalves, que corria junto à linha do limite Norte da Colônia Sertorina. Enquanto isso, Nova Milano, situada fora da Colônia Sertorina, localizada a cerca de 8 Km ao Sul de Nova Vicenza, também progredia. 


Em 1º de junho de 1910 foi inaugurada a ferrovia Montenegro-Caxias do Sul. A linha férrea passou entre as duas localidades, tendo sida construída a estação de trem e o armazém da ferrovia onde hoje é área central de farroipilha. A estação foi denominada 'Nova Vicenza' e em torno da mesma começou a surgir um novo núcleo habitacional. 
O surgimento de casas comerciais às margens do seu leito, determinou a mudança do núcleo central de Nova Vicenza mais para o sul e a transferência consolidou-se no ano seguinte, graças à construção da rodovia estadual Júlio de Castilhos que iniciava em São Sebastião do Caí, passava por Nova Milano, estação Nova Vicenza, pela Nova Vicenza original, seguindo até Antônio Prado, dando mais força à expansão do novo núcleo urbano, esvaziando populacional e economicamente Nova Milano e a outra comunidade, a primeira Nova Vicenza.; atravessando o povoado ainda em formação e atraindo intenso movimento de tráfego, a estrada transformou Nova Vicenza em centro comercial da região, escoadouro de toda a produção da zona. 


Em 1927, Nova Vicenza passou a sede do 2.° distrito de Caxias do Sul. A 11 de dezembro de 1934, o Interventor Federal José Antônio Flores da Cunha elevava os 2.º e 6.° distritos de Caxias (Nova Vicenza e Nova Milano), o 3.° de Bento Gonçalves (Jansen), e o 9.° de Montenegro (Nova Sardenha) à categoria de Município, com a denominação de Farroupilha.
Esta eh a bandeira da cidade
Este eh o brasão do município

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Farroupilha, RS / IBGE / Thymonthy Becker 

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL, DE A A Z


CIDADE AMIGA DE FARROUPILHA
VALE DO ANARI / RONDÔNIA




Avenida central
Avenida central
Casas
Casas
Entorno da cidade



Câmara de Vereadores
Vista aérea
Câmara de Vereadores
Dia de cavalgada na cidade
Dia de cavalgada na cidade
Cavalgada
Hospital municipal 
Laboratório São Camilo



Vista Parcial
Prefeitura Municipal
Expovale
Oficina Mecânica
Centro da cidade
Dados gerais da cidade de Vale do Anari, Rondônia 
Código do Município - 1101757 
Gentílico - anariense 
Prefeito (2017) ANILDO ALBERTON 
População estimada [2018] 11.028 pessoas 
População no último censo [2010] 9.384 pessoas



Densidade demográfica [2010] 2,99 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] 1,9 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2016] 685 pessoas 
População ocupada [2016] 6,2 % 
Posição geográfica da cidade de Vale do Anari no estado de Rondônia
Histórico da cidade de Vale do Anari, Rondônia
Vale do Anari, RO 
História 
Na década de 80 teve inicio a implantação do Projeto Fundiário Vale do Anari. Esse projeto colonizou a maior parte da área rural do município de Vale do Anari. 
Em 1983 ocorreu a abertura da estrada ligando Jaru ao Projeto Fundiário Vale do Anari e o início da formação do povoado que ficou denominado de Setenta. 
Elevado à categoria de município com a denominação de Vale do Anari em 22-06-1994,
Esta eh a bandeira da cidade de Vale do Anari, Rondônia
Este eh o brasão que representa a cidade de Vale do Anari, Rondônia
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE

Fontes: Wikipédia / Prefeitura Municipal de Vale do Anari / Câmara de Vereadores de Vale do Anari / Anari Notícia / Thymonthy Becker / 



Conheça o estado do Pará



Encontre aqui seu lugar incrível