DA JANELA DO TREM: 02/20/18

VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO - A Ilha de Vitória é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 93,38 quilômetros quadrados. Visitantes podem chegar a cidade por vias aérea, marítima, rodoviária e ferroviária. Os turistas contam com pontos de informação em diversas regiões e também com materiais impressos que apresentam a capital e os seus atrativos turísticos. A capital capixaba conta com diversas praias, as quais não são extensas em razão do tamanho da ilha. Entre as mais conhecidas, está a Praia de Camburi, na parte continental da cidade, sendo a mais frequentada pelos turistas





CONHEÇA A CIDADE DE "VITÓRIA", CAPITAL DO ESPÍRITO SANTO, BRASIL - OLHANDO DA JANELA DO TREM
A Ilha de Vitória é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 93,38 quilômetros quadrados. Visitantes podem chegar a cidade por vias aérea, marítima, rodoviária e ferroviária. Os turistas contam com pontos de informação em diversas regiões e também com materiais impressos que apresentam a capital e os seus atrativos turísticos. (Prefeitura Municipal)
A terceira ponte eh a principal ligação entre Vitória, ES e Vila Velha, ES (Wikipédia)
A capital capixaba conta com diversas praias, as quais não são extensas em razão do tamanho da ilha. Entre as mais conhecidas, está a Praia de Camburi, na parte continental da cidade. Com seis quilômetros de extensão, é a maior praia de Vitória, sendo totalmente urbanizada e possui um belo calçadão, sendo a mais frequentada pelos turistas ao longo dos bairros de Jardim da Penha, Mata da Praia e Jardim Camburi. Atualmente, conta com seis quiosques em funcionamento e um Posto de Informações Turísticas durante a temporada de veraneio. Outras praias são a Curva da Jurema, a qual também conta com excelentes quiosques e se localiza ao lado do Shopping Vitória, as praias da Ilha do Boi e a Praia da Castanheira, são ótimas opções, principalmente para as crianças, a Praia do Canto, entre outras. (Prefeitura Municipal)
A orla da praia de Vitória, ES (Prefeitura Municipal)
Os portos de Vitória são pontos bem celebres da cidade, além de ser uma das fontes de renda e comércio da cidade. Os portos de Vitória e o de Tubarão são considerados os melhores e mais competentes do Brasil. 
Pelo seu litoral belíssimo, principalmente por estar situado em uma ilha, o turismo para a cidade costuma ser bem grande, além de existir muitas viagens administrativas, por ser uma cidade com muito apelo comercial. Os principais pontos turísticos são: Praia do Canto, Basílica de Santo Antônio, Praça do Papa e o Parque da Pedra da Cebola. (Get Malas) 
Porto de Tubarão em Vitória, ES (Prefeitura Municipal)
A capital Vitória, ES a noite (Prefeitura Municipal)
Calçadão da pria de Camburi em Vitória, ES (Wikipédia)
Camburi em Vitória, ES (Prefeitura Municipal)
Catedral Metropolitana de Vitória, ES (Prefeitura Municipal)
Centro histórico da cidade de Vitória, ES (Wikipédia)
Escuna em Vitória, ES (Prefeitura Municipal)
Vitória, ES (Wikipédia)
Museu Solar de Vitória, ES (Alice Vitória Hotel)
Porto de Tubarão, Vitória, ES (Prefeitura Municipal)
Palácio Anchieta em Vitória, ES (Alice Vitória Hotel)
Fachada do Palácio Anchieta em Vitória, ES (Wikipédia)
Vitória, ES (Wikipédia)
Shopping da cidade de Vitória, ES (Prefeitura Municipal)
Teatro Carlos Gomes em Vitória, ES (Alice Vitória Hotel)
Teatro Carlos Gomes, Vitória, ES (Wikipédia)
Templo da Igreja Cristã Maranata em Vitória, ES (Wikipédia)
Frente do Palácio Anchieta em Vitória, ES (Wikipédia)
Vitória, ES (Alice Vitória Hotel)
Vitória, ES (Prefeitura Municipal)
Vitória, ES (Prefeitura Municipal)
Vitória, ES (Prefeitura Municipal)
Vitória, ES (Prefeitura Municipal)
PRAIA DE CAMBURI EM VITÓRIA, ES
A Praia de Camburi é uma boa opção para passeios e esportes ao ar livre. Praia urbana, com pista para ciclista, calçadão para caminhada e corrida, o local ainda conta com as Ruas de Lazer. Aos domingos e feriados, das 7 às 13 horas, trechos de movimentadas vias da cidade transformam-se em um espaço livre para a prática de esportes e brincadeiras. (Prefeitura Municipal)
PRAIA CURVA DA JUREMA EM VITÓRIA, ES
Nas proximidades, a orla se inicia do lado do Iate Clube. Depois, chega-se à Praça dos Namorados, à Praça dos Desejos e às proximidades da ponte que interliga a Ilha de Vitória à Ilha do Frade. 
O mar de águas frias e calmas é ideal para a prática de esportes náuticos e com estreita faixa de areia para corridas e caminhadas. O visitante pode admirar a paisagem a partir de um dos quiosques com áreas cobertas, onde são servidos petiscos da culinária capixaba. 
A praia é indicada para a prática de stand up paddle e passeios de veleiro. (Prefeitura Municipal)
ILHA DO BOI EM VITÓRIA, ES
Além das águas tranquilas e claras, a Praia Grande ou Praia da Esquerda é um recanto natural e com sombras proporcionadas por árvores. A Praia Pequena ou Praia da Direita fica nas proximidades. 
O mar de águas frias e calmas proporciona as famílias momentos agradáveis de convivência com as crianças. 
Ambas se encontram a poucos minutos da Praia do Canto e de Jardim da Penha, sendo um ponto de encontro dos jovens da cidade. 
ONDE FICA 
Rua Renato Nascimento Daher Carneiro, Ilha do Boi  (Prefeitura Municipal / Wikipédia)
PRAIA DA CASTANHEIRA EM VITÓRIA, ES
Possui pequenas piscinas naturais, entre pedras, propícias para as crianças, além do mar aberto, para quem prefere dar longas braçadas. Situada em uma ilha, o acesso é feito por escada ou caminhando entre as rochas. 
Para chegar a essa praia de peculiar beleza cênica, só mesmo fazendo uma pequena caminhada entre a vegetação e as pedras da Ilha do Frade (Prefeitura Municipal / Wikipédia)
PARQUE PEDRA DA CEBOLA NA CIDADE DE VITÓRIA, ES
O Parque Municipal da Pedra da Cebola apresenta uma boa estrutura para atender o público, há uma casa de meditação e um jardim oriental, além de um mirante sobre uma grande parede rochosa, usada pelos adeptos do alpinismo. É possível visitar também o espaço cultural, com programações diversas no decorrer do ano. Apresenta uma grande área plana que sedia eventos e também utilizada para a prática de beisebol e futebol. O espaço para futebol está reservado para Escolinha de Futebol infantil. (Wikipédia / Prefeitura Municipal) 

ALICE VITÓRIA HOTEL EM VITÓRIA, ES
Localizado próximo aos principais pontos turísticos da Ilha de Vitória, dispõe de piscina, apartamentos confortáveis com internet gratuita e gastronomia caseira, que lembra o sabor do alimento da casa da avó. Tudo isso sem falar na boemia dos bares e restaurantes no entorno. 
Mergulhe na história de Vitória tendo como ponto de partida a beleza do Centro Histórico da maravilhosa ilha capixaba. As construções que remontam ao século XVI são chamariz para um dia inteiro de passeio. 
O Alice Vitória Hotel conta com uma infraestrutura completa para a realização de eventos sociais ou corporativos para até 950 pessoas. Os serviços são especializados prestados por profissionais de excelência. Ele também conta com serviço próprio de alimentos e bebidas, qualidade, conforto e comodidade. (Alice Vitória Hotel)






DADOS GERAIS DA CIDADE DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO
Código do Município - 3205309 
Gentílico - capixaba 
Prefeito 2017 / LUCIANO SANTOS REZENDE 
População estimada [2017] - 363.140 pessoas 
População no último censo [2010] - 327.801 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 3.338,30 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015] - 4,1 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2015] - 247.442 pessoas 
População ocupada [2015] - 69,5 % 
Área da unidade territorial [2016] - 96,536 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 98,1 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 65,4 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 78,7 % 
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE VITÓRIA NO ESPÍRITO SANTO
HISTÓRICO DA CIDADE DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO
A fundação do Espírito Santo e de Vitória começa poucos anos depois de o Brasil ter sido descoberto em 1500. O rei de Portugal, D. João III, dividiu as terras brasileiras em capitanias hereditárias, cabendo a capitania do Espírito Santo ao fidalgo Vasco Fernandes Coutinho. Ele tomou posse em 1535, instalando-se no sopé do morro da Penha, em Vila Velha. Em 1551, os portugueses venceram acirrada batalha contra os índios Goitacases e passaram a chamar o local de Ilha de Vitória. 
A emancipação política do município ocorreu em 1823. A partir de meados do século XX, a cidade se transformou em função das mudanças econômicas ocorridas no Estado. A ocupação urbana se estendeu por grande parte da ilha e avançou em direção à porção continental do município.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE


Fonte dos textos e fotos: IBGE / Governo de Vitória, ES / Charlie Styforlamber / Thymonthy Becker / Wikipédia / alicevitoriahotel.com.br /