sábado, 8 de julho de 2017

GOIÂNIA, GOIÁS - Goiânia tem belos parques e boas opções de restaurantes, principalmente no Setor Marista (aqui, os bairros são chamados de “setores”). Para os forasteiros, se perder é praticamente inevitável: as largas avenidas arborizadas até servem de referência, mas as ruas numeradas não seguem uma ordem lógica aparente




CONHEÇA A CIDADE DE "GOIÂNIA", GOIÁS, BRASIL
O Centro Cultural Oscar Niemeyer foi projetado pelo arquiteto e recebe eventos o ano todo (Creative commons/Flickr/Circuito Fora do Eixo)
Muito procurada pelo público corporativo, Goiânia tem belos parques e boas opções de restaurantes, principalmente no Setor Marista (aqui, os bairros são chamados de “setores”). É uma cidade planejada, erguida nos anos 1930 – o que explica o grande número de edifícios art déco no Centro. Para os forasteiros, se perder é praticamente inevitável: as largas avenidas arborizadas até servem de referência, mas as ruas numeradas não seguem uma ordem lógica aparente – muitas delas são circulares ou semicirculares, o que tira a lógica dos quarteirões. Nem mesmo os moradores conhecem todas as vias pelos números: o melhor a fazer ao pedir informações é dizer o nome do local que você quer visitar ou procure as placas da Praça Cívica – que dá acesso a todos os bairros. 
O clima de Goiânia é quente e as ruas não tem nome: elas são numeradas numa sequência nem sempre clara para os forasteiros
Na praça Pedro Ludovico Teixeira (antiga Praça Cívica), o Monumento às Três Raças faz uma homenagem aos construtores da cidade de Goiânia - índios, brancos e negros. A escultura de 300 quilos de bronze foi criada pela artista plástica Neusa Moraes em 1968 (Creative commons/Flickr/viajor)
Localizada a 211 km da capital nacional, Goiânia possui vários parques, muito agradáveis, com uma animada atmosfera social, com muitas famílias e jovens caminhando em seus arredores. Há, hoje, 94 km2 de área verde por habitante, o que coloca a capital goiana na lista das mais arborizadas do país. Entre um passeio e outro, não faltam opções de bares, sorveterias, cafés e restaurantes, a maioria instalada nos setores Bueno e Marista. 
Goiás é o ponto de partida ideal para explorar o interior goiano, visitando a cidade de Goiás, listada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, e Pirenópolis. 
Centro de Convenções de Goiânia (Secretaria de Turismo de Goiânia)
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO) (Creative commons/Flickr/viajor)
COMO CHEGAR EM GOIÂNIA, GO
Rodoviário — Saindo de Brasília, pegue a DF-075 até a BR-060. Siga por 108 km até Anápolis, já em Goiás, onde deverá sair pela BR-153 – continuação da BR-060 –, chegando à capital goiana. De ônibus, companhias como a Viação Goiânia (www.viacaogoiania.com.br) e a Viação Araguarina (www.araguarina.com.br) possuem várias saídas diárias ligando Goiânia à capital nacional (a viagem dura cerca de 3 horas). Para Pirenópolis, uma das opções é a Viação Goianésia (www.viacaogoianesia.com.br, 2h de estrada). A Nacional Expresso faz o trajeto São Paulo-Goiânia (16 horas de viagem). 
Aéreo — O Aeroporto Santa Genoveva recebe voos das principais capitais e fica próximo à BR-060, que dá acesso a Brasília, e à BR-153, que leva a Pirenópolis. Azul, Gol e Tam possuem voos diretos. 
Agradável cidade planejada, com avenidas largas e arborizadas, Goiânia é voltada para o turismo de negócios (Semtur)
Goiânia é uma cidade conhecida pela abundância de parques arborizados com lagos e pistas de caminhada (Creative commons/Flickr/Jean Carlos Faleiro)
ONDE FICAR EM GOIÂNIA, GO
Na classificação do GUIA QUATRO RODAS, alguns hotéis de Goiânia receberam o selo “Escolha do Guia”: Castro’s Park, Blue Tree Towers, Comfort Suites Flamboyant, Plaza Inn Executive e Santos Dumont. Lembre-se que o público corporativo lota os hotéis durante a semana. Eventos podem enchê-las ainda mais — a Exposição Agropecuária de Goiás, em maio, é uma deles. Em qualquer época, a temperatura fica em torno dos 22 graus. 
Construído em estilo art-déco, o relógio da Avenida Goiás é um dos ícones da capital goiana (Creative commons/Wikipedia/Adelano Lázaro)
COMIDA TÍPICA DE GOIÂNIA, GO
Cozinha Goiana Une ingredientes locais, sabores indígenas e a influência dos paulistas, que buscaram ouro em Goiás no século 18, para criar receitas típicas. O pequi, fruto do Cerrado, é usado na galinhada e na composição de um licor servido após as refeições (cuidado ao consumi-lo, pois o fruto esconde espinhos abaixo da polpa). Outras receitas comuns: empadão goiano (frango, carne de porco, linguiça, palmito de guariroba e quijo), peixe na telha, arroz-de-puta-rica (com carnes defumandas), arroz com suã (espinha de porco), angu (milho verde ralado e cozido na água até engrossar) e leitão a pururuca. Onde comer: Chão Nativo I, Chão Nativo Bueno, Cabaça de Mel e Banana Menina. 
Paella do restaurante Companhia do Peixe (Ana Araujo)
FEIRA DA LUA EM GOIÂNIA, GO
Aos sábados, das 16h30 às 22h, a Praça Tamandaré é tomada pelas barracas da Feira da Lua, que reúne turistas e moradores em busca de roupas, calçados, acessórios e comidinhas (alguns vendedores aceitam cartão de débito). Pertinho dela fica a Praça do Sol, que recebe a Feira do Sol aos domingos, das 16h às 22h (os produtos são os mesmos da Feira da Lua, mas o movimento é muito menor). Há ainda, na Rua 67 (Setor Norte Ferroviário), a Feira Hippie, maior que as feiras do Centro mas com o mesmo tipo de barraquinhas. 
ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA, GO
Dentro do parque mais antigo da cidade, o Lago das Rosas (Horto Florestal), foi reaberto em 2012 após grande reforma. Há 154 espécies e mais de 500 animais – além de ver os bichos, você pode passear pela enorme área verde do lugar. 
PARQUE VACA BRAVA EM GOIÂNIA, GO
O mais famoso e bonito parque da cidade, com 80 000 m² de área, tem lago rodeado por pista de caminhadas e extensos gramados bem-cuidados, cheios de sombra, ideais para um piquenique. 
Detalhe do parque Vaca Brava, um dos mais famosos da cidade, no Setor Bueno (Creative commons/Flickr/viajor)
MERCADO CENTRAL DE GOIÂNIA, GO
Horário de funcionamento - 8h/18h 
Com 70 anos de história, o mais antigo mercado de Goiânia é também o mais disputado. Além de comprar produtos típicos da região, como queijos, cachaças, doces caseiros e pequi em conserva, muita gente experimenta o famoso empadão goiano nas barracas Rainha da Empada e Empada do Alberto, que existem desde a inauguração do Mercado. Nas manhãs de domingo, vale chegar cedo: a disputa por vagas no estacionamento é grande. 
MUSEU PEDRO LUDOVICO EM GOIÂNIA, GO
Horário de funcionamento - 3ª/6ª 9h/17h, sáb/dom 9h/15h 
Construído na década de 30, o belo casarão em estilo art decó foi por mais de quatro décadas a residência de Pedro Ludovico, que governou o estado entre 1930 e 1945 e de 1951 a 1954. Transformada em museu, a construção preserva um conjunto de 1 836 peças entre mobiliário, porcelanas, roupas e objetos pessoais, além de um arquivo de mais de mil fotografias. De segunda a sexta, o responsável pela visita guiada é Luiz Carlos Teixeira, neto de Ludovico. 
O Museu Goiano Zoroastro Artiaga abriga obras de artistas locais, mostras de paleontologia e sobre a história de Goiás (Divulgação)
Interior do Museu Goiano Zoroastro Artiaga (Divulgação)
BOSQUE DOS BURITIS DE GOIÂNIA, GO
Horário de funcionamento - 7h/20h 
Os visitantes encontram no meio da área verde o chamado Circuito das Águas. Trata-se de uma série de cascatas e poços naturais interligados, que atravessam o parque e terminam no belo Lago das Ilhas, habitado por algumas espécies de peixes e tartarugas. O Bosque é, ainda, endereço do Museu de Arte de Goiânia, que tem acervo recheado de pinturas, gravuras, esculturas e fotografias assinadas por artistas regionais. 
O Bosque dos Buritis, no Setor Oeste, é repleto de lagos artificiais e um alívio para o ar seco da cidade (Creative commons/Flickr/viajor)
Código do Município - 5208707 
Gentílico - Goianiense 
Prefeito 2017 / IRIS REZENDE MACHADO 
População estimada [2016] - 1.448.639 pessoas 
População no último censo [2010] - 1.302.001 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 1.776,74 
A cidade tinha uma população de 1.302.001 habitantes no último Censo. Isso coloca a cidade na posição 1 dentre 246 do mesmo estado. Em comparação com outros municípios do país, fica na posição 12 dentre 5570. 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015] - 3,3 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2015] - 668.262 pessoas 
População ocupada [2015] - 46,7 % 
Área da unidade territorial [2016] - 728,841 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 76,1 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 89,3 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 48,6 % 
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA, GOIÁS 
História 
A história de Goiânia começa com as primeiras ideias de mudança da Capital em 1753, proposta pelo, então governador da Província de Goiás, Dom Marcos de Noronha, que ambicionava transferir a capital de Vila Boa para a atual Pirenópolis. 
Em 1830, o Marechal de Campo Miguel Lino de Morais, segundo governador de Goiás Império, propôs a mudança da Capital para a região do Tocantins, próximo de Niquelândia. A Capital de Goiás, no início do século XIX, convivia com a estagnação econômica, provocada pelo término do ciclo do ouro na região. 
Outro governador da província de Goiás, José Vieira Couto de Magalhães, retoma o assunto em 1863, exposto em seu livro Primeira Viagem ao Rio Araguaia. “Temos decaído desde que a indústria do ouro desapareceu. Ora, a situação de Goiás era aurífera. Hoje, porém, está demonstrado que a criação do gado e agricultura valem mais do que quanta mina de ouro há. Continuar a capital aqui, é condenar-nos a morrer de inanição, assim como morreu a indústria que indicou a escolha deste lugar “. 
A discussão sobre a necessidade de mudança da capital prosseguiu. A constituição do Estado de 1891, inclusive sua reforma de 1898 e a de 1918, previa taxativamente a transferência da sede do governo, havendo disposto esta última em seu Artigo 5º: “A cidade de Goiás continuará a ser a capital do estado, enquanto outra coisa não liberar o Congresso”. Mas foi somente com o advento da revolução de 30, em 1933, que o interventor Federal, Pedro Ludovico Teixeira, tomou providências a respeito da edificação da cidade, tornando realidade um sonho que já durava 180 anos. 
O objetivo político Pedro Ludovico Teixeira seguiu em conformidade com a Marcha para o Oeste, movimento criado pelo governo de Getúlio Vargas para acelerar o progresso e a ocupação do Centro-Oeste incentivando as pessoas a migrarem para o centro do país, onde havia muitas terras desocupadas. A implantação de tal projeto só seria possível com a garantia de uma infraestrutura básica ligando o Centro-Oeste ao Sul do País. As medidas adotadas pelo interventor foram: a mudança da capital, construção de estradas internas e a reforma agrária. 
Criou-se, em 20 de dezembro de 1932, uma comissão encarregada de escolher o local no qual seria construída a nova capital. O relatório da comissão apontou um sítio nas proximidades do povoado de Campinas, local do atual bairro de Campinas, como lugar ideal para a edificação da futura capital. 
Em 6 de julho do ano seguinte, Pedro Ludovico baixou um decreto, encarregando o urbanista Atílio Correia Lima da elaboração do projeto da nova capital. Outro urbanista, Armando de Godói, formado na Suíça e na França de onde acabara de voltar, reformula o antigo projeto, inserindo o parcelamento do Setor Oeste e fortes mudanças no arruamento do Setor Sul. Em 1935, Armando assina o plano diretor da cidade. 
A pedra fundamental da cidade de Goiânia foi lançada em 24 de outubro de 1933 por Pedro Ludovico Teixeira, como homenagem aos 3 anos do início da Revolução de 1930, em pleno altiplano, onde se encontra atualmente o Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica. O local foi determinado pelo urbanista Atílio Correia Lima. 
Site: http://goiania.go.gov.br 
DDD: 62 
Estado: Goiás 
Distância de outras cidades: Brasília, 211 km, Campo Grande, 868 km, Belo Horizonte, 896 km, Palmas, 898 km, São Paulo, 914 km, Cuiabá, 936 km, Rio de Janeiro, 1314 km, Salvador, 1707 km
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE GOIÂNIA, GOIÁS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA, GOIÁS

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE



Fonte / Fotos = IBGE / viagemeturismo.abril.com.br  / Thymonthy Becker / Wikipédia / Governo de Goiânia, GO / 

POSTAGENS CAMPEÃS DE VISUALIZAÇÕES