quinta-feira, 8 de junho de 2017

PIMENTEIRAS DO OESTE, RONDÔNIA - Potencial turismo ecológico, exposição de fotografias, artesanato regional e o já tradicional festival de praia numa belíssima praia de água doce no Rio Guaporé




CONHEÇA A CIDADE DE "PIMENTEIRAS DO OESTE", RONDÔNIA, BRASIL 
(Rondon - Skyscrapercity.com)
PORTAL DE ENTRADA DA CIDADE DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Isabel Pellizzer)
NOITE CULTURAL DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO 
Resgatar a cultura local e divulgar as belezas naturais da cidade por meio de ações sociais, ambientais e educativas são os objetivos do projeto, que contou com a participação de toda a comunidade e dos visitantes. O público presente pôde apreciar, na exposição de fotografias, o potencial turístico e ambiental da cidade, além de prestigiar a apresentação de artistas regionais e locais, a exposição de artesanatos e a premiação do concurso de fotografias. O evento ofereceu entretenimento aos munícipes e aos visitantes. (Prefeitura de PO)
TRABALHOS ARTÍSTICOS COM MATERIAIS RECICLADOS EM PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
TRABALHOS COM PINTURA NAS OLIMPÍADAS DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
ARTESANATO EM PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
CARNAVAL DE RUA DA CIDADE DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
FESTIVAL DE PRAIA DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO 
Considerado o maior do cone sul do estado de Rondônia, o evento ocorre as margens do Rio Guaporé. Realizado sempre no mês de setembro o Festival de Praia atrai milhares de pessoas de todo o estado. O maior evento de praia de água doce da região além de ser um momento de diversão, é uma oportunidade de crescimento econômico do comércio local. 
Dentre as várias atrações realizadas nos quatro dias de festas estão: desfile da garota verão, torneio de vôlei e futebol feminino e masculino, e ginástica aeróbica para os interessados, além dos shows ao vivo na noite do evento com bandas regionais e nacionais. O Festival de Praia de Pimenteiras do Oeste está em sua 27ª edição sendo o último realizado entre os dias 6 e 9 de setembro de 2016.  (Prefeitura de PO)
PÚBLICO PRESENTE NAS FESTIVIDADES DO FESTIVAL DE PRAIA DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Wikipédia)
PRAIA DO RIO GUAPORÉ EM PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Wikipédia)
PRAIA ONDE ACONTECE O FESTIVAL DE PRAIAS DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
CACHOEIRA DA REGIÃO DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (ferias.tur.br)
CÂMARA MUNICIPAL DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Câmara de PO)
VISTA PARCIAL DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
PARCIAL DA CIDADE DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
CENTRO DA CIDADE DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (G1.com)
EXTRAÇÃO DE CALCÁRIO EM PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
VISTA AÉREA DA CIDADE DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Wilmer Garcia Borges)
AÉREA DA CIDADE DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
VISTA AÉREA DA CIDADE DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
ENTORNO DA CIDADE DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Paulo Gallo)
RODOVIA DE ACESSO À CIDADE DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
PORTO DA CIDADE DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
AÉREA DA CIDADE DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
A CIDADE E O RIO GUAPORÉ EM PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
RIO GUAPORÉ EM PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (G1.com)
RIO GUAPORÉ NA REGIÃO DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (Prefeitura de PO)
RIO GUAPORÉ EM PIMENTEIRAS DO OESTE, RO (G1.com)
População estimada 2016 (1) - 2.417 
População 2010 - 2.315 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 6.014,733 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 0,38 
Código do Município 1101468 
Gentílico - pimenteirense
Prefeito 2017 / OLVINDO LUIZ DONDE 
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO 

Gentílico: pimenteirense 
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RO 
O processo de ocupação do espaço natural onde hoje se localiza o Município de Pimenteiras do Oeste, originou-se da fuga dos escravos procedentes de Vila Bela da Santíssima Trindade do Estado de Mato Grosso. Os escravos fugindo de Vila Bela, dirigiam-se para o Norte, seguindo o curso do Rio Guaporé. Embora haja referências quanto a este processo que teria se iniciado no séculos XVII e XVIII, o que nos parece mais certo é que a fundação de quilombos ocorreu durante o primeiro Ciclo da Borracha, entre 1877 a 1914. A área da fazenda Santas Cruz constituiu uma expressão dessa realidade e tornou-se o germe do povoado e, hoje, município. Na localidade de Laranjeiras, até hoje existente como um povoado e que abriga cerca de 70 moradores, tivemos outro núcleo de ocupação que, segundo informações foi fundado pelo seringueiro veneziano Américo Casara. 
O município de Pimenteiras do Oeste, localizado à beira do Rio Guaporé, foi criado em 27 de dezembro de 1995 pela Lei Estadual n.º 645. 
O lote Pimenteiras, contíguo ao lote Barranco Vermelho, situado no pontal do Rio Cabixi com o Rio Guaporé, foi doado à firma exploradora de borracha silvestre Stofen, Sechemak, Muller & Cia, no dia 25 de janeiro de 1913. A 3 de abril de 1929, foi doado a João Nepomuceno Ceballo pelo governo do Estado de Mato Grosso. Essa doação contudo foi retificada pela Secretaria de Terras e Obras Públicas de Mato Grosso que expediu certidão em 10 de fevereiro de 1943, confirmando a posse à firma alemã Stofen, Sechemak, Muller & Cia".
Com o declínio do Ciclo da Borracha, Pimenteiras passou a viver basicamente da pesca nos rios Guaporé e Cabixi. A região estava muito isolada. O acesso só era possível por barco ou via área. Em 13 de setembro de 1943 ocorreu a criação do Território Federal do Guaporé, em terras desmembradas do Mato Grosso e Amazonas. O lote Pimenteiras que pertencia ao Estado de Mato Grosso passou a integrar o Território Federal do Guaporé, posteriormente denominado Rondônia. 
No início da década de 80 o governo do Território Federal de Rondônia decidiu construir a rodovia estadual RO-399, ligando o município de Vilhena a Colorado do Oeste. Essa estrada penetrou mais para o interior e, no dia 24 de outubro de 1980, o governador Jorge Teixeira de Oliveira inaugurou a primeira penetração da BR-364 no vale do Guaporé, cujo ponto final fica hoje na cidade de Pimenteiras. Os moradores remanescentes da Fazenda Santa Cruz foram transferidos para o local onde hoje está localizado o sítio urbano de Pimenteiras.
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE PIMENTEIRAS DO OESTE, RODÔNIA

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE


Fonte / Fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Pimenteiras do Oeste, RO / Wikipédia 

POSTAGENS CAMPEÃS DE VISUALIZAÇÕES