Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 6, 2017

BRASILÂNDIA DE MINAS, MINAS GERAIS - Uma cidade de terras férteis

CONHEÇA A CIDADE DE "BRASILÂNDIA DE MINAS", MINAS GERAIS, BRASIL  foto - Celina Silva Pereira BEM VINDO A BRASILÂNDIA DE MINAS copyrigth "Dimas Justo"
População estimada 2016 (1) - 15.921 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.509,694 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,67 Código do Município 3108552 Gentílico - brasilandense Gentílico: brasilandense Histórico Brasilândia de Minas Minas Gerais HISTÓRICO Os primeiros registros históricos do povoamento de Brasilândia de Minas nos informam que a região fazia parte de uma grande fazenda, que pertencia a Senhora Joaquina do Pompeu, cujo nome completo era Joaquina Maria Bernarda da Silva de Abreu Castello Branco Souto Maior de Oliveira Campos. A fazenda tinha vários retiros de gado que eram cuidado por escravos. As terras foram sesmarias, herdadas pelo Capitão Inácio de Oliveira Campos, — Marido de Dona Joaquina. A grande Fazenda com a morte de Dona Joaquina, em 1824, foi dividas para seus numerosos herdeir…

SÃO THOMÉ DAS LETRAS, MINAS GERAIS - Na Serra da Mantiqueira, a cidade possui um dos sete pontos energéticos da terra

CONHEÇA A CIDADE DE "SÃO THOMÉ DAS LETRAS, MINAS GERAIS, BRASIL BEM VINDO copyrigth "Marco Corchetti População estimada 2016 (1) - 7.072 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 369,747 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 18,00 Código do Município 3165206 Gentílico - são-tomeense ORIGEM DO NOME No topônimo do município, a denominação "São Thomé" refere-se à imagem do apostolo encontrada na gruta; e a expressão "das Letras" devido a inscrições em forma de letras, de cor vermelha, gravadas na parte superior da gruta. Gentílico: são-tomeense Histórico NOTAS HISTORICAS Fala-se que os índios Cataguases tenham sido os primeiros habitantes desta região, e que nos finais do seculo XVII, a expedição de Fernão dias passou por estas terras, em busca de ouro. Entretanto, a ocupação de São Thomé das letras, se inicia com a ereção de uma capela em Louvor a São Thomé, por provisão de 23 de março de 1770, a pedido do Pe. Francisco Alves Torres, e construída, pelo fazende…