Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 1, 2017

A HISTÓRIA DA HUMANIDADE CONTADA EM 100 OBJETOS - Conheça alguns destes objetos que retratam a saga humana na terra

CONHEÇA A "SAGA DA HUMANIDADE MOSTRADA EM 100 OBJETOS" Visitar o Museu Britânico em Londres pela primeira vez desperta ao mesmo tempo empolgação e frustração: um roteiro feito num único dia é incapaz de cobrir um bom resumo dos mais de 8 milhões de peças da instituição. O que o diretor do museu argumenta agora em livro, porém, é que a saga de toda a humanidade na Terra pode ser recontada pela história de apenas cem objetos da coleção. Esse foi o desafio que o historiador da arte Neil MacGregor, chefe do museu há 12 anos, aceitou ao fazer uma série de programas de rádio para a BBC, em 2010. Um ano depois, "A História do Mundo em 100 Objetos" ganhou versão em livro, que sai agora em português em edição fartamente ilustrada. O resultado final ganhou um aspecto de almanaque que talvez não esteja ao pé da ambição acadêmica da proposta inicial. Ainda assim, é uma saborosa amostra daquilo que o Museu Britânico reserva a quem o visita. O livro de MacGregor é também um mani…

MORRO DA URCA, RIO DE JANEIRO - Com trilha, bondinho e uma vista espetacular da cidade do Rio de Janeiro

CONHEÇA O "MORRO DA URCA", RIO DE JANEIRO, BRASIL Este morro, de 220 metros de altura, tem em seu pico a primeira parada do bondinho em direção ao Pão de Açúcar. De cima do Morro da Urca tem-se uma vista espetacular de vários pontos da cidade, como as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon, Pedra da Gávea, maciço da Tijuca, Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, Baía de Guanabara, enseada de Botafogo, centro da Cidade, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói, Ponte Rio-Niterói e, ao fundo, a Serra do Mar e o pico Dedo de Deus. O Complexo Turístico dispõe de elevadores para portadores de necessidades especiais e banheiros adaptados no Morro da Urca e no Morro do Pão de Açúcar. Os morros da Urca e do Pão de Açúcar compõem, desde 2006, um monumento natural, criado por decreto municipal. O conjunto de montanhas é tombado ainda pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1973. ESTE É O MORRO DA "URCA" E O &…

CHAPADA DOS GUIMARÃES, MATO GROSSO - Cachoeiras, paredões de arenito coloridos, cânions, trilhas, cidade de pedra, e muito mais te espera nesta aventura única

CONHEÇA A "CHAPADA DOS GUIMARÃES", MATO GROSSO, BRASIL Impressionantes paredões de arenito vermelho-alaranjado - marcas registradas da Chapada dos Guimarães - dão as boas vindas aos turistas que aportam na cidade, a apenas 69 km da capital Cuiabá. Porta de entrada do Parque Nacional, a cidadezinha que leva o mesmo nome da reserva oferece pousadas confortáveis, restaurantes aconchegantes e uma pracinha (onde fica a bucólica igreja de Santana) que, nos finais de semana, funciona como feirinha de artesanato durante o dia e ponto de encontro dos visitantes quando a noite cai. A 11 quilômetros do centro da vila, o parque criado em fins dos anos 80 ocupa uma área de 330 quilômetros. O cenário perfeito combina cerrado, cachoeiras e cânions, além de pinturas rupestres e formações rochosas que enchem os olhos de ecoturistas e esotéricos. As muitas trilhas, desbravadas a pé ou de bike, levam a mirantes naturais que descortinam maciços montanhosos e, em dias claros, avista-se a planíci…

CANAL DO PANAMÁ, PANAMÁ - O elo entre dois gigantes oceanos

CONHEÇA O "CANAL DO PANAMÁ", PANAMÁ Para conhecer o Canal, sugiro embarcar em um ônibus da City Sightseeing (city-sightseeing.com/tours/panama) até o Centro de Visitantes de Miraflores (micanaldepanama.com), onde há um museu, um restaurante e um terraço de onde se vê uma das eclusas. O bacana do ônibus é que ele passa por outros pontos de interesse, como os shoppings Multiplaza e Albrook (que têm preços similares aos dos Estados Unidos), o Centro Histórico da cidade e o Amador Causeway, complexo de restaurantes e lojas duty-free. No quesito praias, minha dica é San Blás, um arquipélago com mais de 300 ilhotas com mar inacreditavelmente clarinho. Empresas como a Panama Travel Unlimited (panamatravelunlimited.com) levam desde US$ 135, saindo da cidade do Panamá às 5 horas, com retorno às 19 horas. O trajeto é feito com o veículo 4x4 e barquinho”. O CANAL DO PANAMÁ É UM CANAL MARÍTIMO COM 81 QUILÔMETROS DE EXTENSÃO, QUE CORTA O ISTMO DO PANAMÁ, LIGANDO ASSIM O OCEANO ATLÂNTICO …

TORRE DE PORCELANA, YANGTZE, CHINA - Um sítio arqueológico histórico também chamado de "Templo de Gratidão"

CONHEÇA A "TORRE DE PORCELANA", YANGTZE, CHINA A TORRE DE PORCELANA (OU PAGODE DE PORCELANA) DE NANJING (CHINÊS: 南京陶塔, PINYIN: NÁNJĪNG TÁOTǍ), TAMBÉM CONHECIDA COMO BAO'ENSI(OU SEJA "TEMPLO DE GRATIDÃO") É UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO HISTÓRICO LOCALIZADO AO SUL DO YANGTZE EM NANJING, CHINA. FOI CONSTRUÍDO NO SÉCULO XV COMO UM PAGODE BUDISTA, MAS FOI GRANDEMENTE DESTRUÍDO NO SÉCULO XIX, DURANTE A REBELIÃO TAIPING. CONTUDO, A TORRE ENCONTRA-SE ATUALMENTE EM RECONSTRUÇÃO. A TORRE ERA OCTOGONAL COM UMA BASE DE CERCA DE 30M (TRINTA METROS) DE DIÂMETRO. QUANDO FOI CONSTRUÍDA ERA UMA DAS MAIORES CONSTRUÇÕES DA CHINA, ELEVANDO-SE A UMA ALTURA DE QUASE 80 METROS COM NOVE COMPARTIMENTOS E UMA ESCADARIA NO MEIO DO PAGODE DE QUASE 40M (QUARENTA METROS). O TOPO DO TELHADO POSSUÍA UMA ESFERA DOURADA. ORIGINALMENTE HAVIA PLANOS DE ADICIONAR MAIS COMPARTIMENTOS, DE ACORDO COM UM MISSIONÁRIO AMERICANO QUE VISITOU NANJING EM 1852. HAVIA POUCOS PAGODES CHINESES QUE ULTRAPASSAVA SUA ALT…