DA JANELA DO TREM: 03/29/18

ARAÇUAÍ, MINAS GERAIS - No Vale do Jequitinhonha uma cidade tranquila, acolhedora e com muito potencial para o Eco-turismo. Ao norte é conhecida por ter caracteristicas do sertão nordestino. Por outro lado eh detentora de exuberante beleza natural e de riqueza cultural, com traços sobreviventes da cultura indígena e da cultura negra. O clima semiárido é um tipo de clima caracterizado pela baixa umidade. A cidade conta com uma feirinha típica perto da Rodoviária, vários Hotéis, pousadas e também lanchonetes com deliciosos lanches. A cidade fica a 43 quilômetros de Coronel Murta e 35 de Virgem da Lapa




CONHEÇA A CIDADE DE "ARAÇUAÍ", MINAS GERAIS, BRASIL - OLHANDO DA JANELA DO TREM

BEM VINDO A CIDADE DE ARAÇUAÍ, MINAS GERAIS
Ao norte é conhecida por ter características do sertão nordestino. Por outro lado eh detentora de exuberante beleza natural e de riqueza cultural, com traços sobreviventes da cultura indígena e da cultura negra. O clima semiárido é um tipo de clima caracterizado pela baixa umidade. A cidade conta com uma feirinha típica perto da Rodoviária, vários Hotéis, pousadas e também lanchonetes com deliciosos lanches. A cidade fica a 43 quilômetros de Coronel Murta e 35 de Virgem da Lapa (Verdejava)
AQUI A ESCOLA ESTADUAL DE ARAÇUAÍ, MG
foto - Pedro Paulo
MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA EM ARAÇUAÍ, MG
foto - Vicente A. Queiroz
PRAÇA DA MATRIZ DE ARAÇUAÍ, MG
foto - Pedro Paulo
CATEDRAL DE SÃO PEDRO EM ARAÇUAÍ, MG
foto - Pedro Paulo
IGREJA DO ROSÁRIO EM ARAÇUAÍ, MG
foto - Pedro Paulo
MONUMENTO AO CANOEIRO EM ARAÇUAÍ, MG
foto - Pedro Paulo
CAPELA DO COLÉGIO EM ARAÇUAÍ, MG
foto - Ivan Cândido
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE ARAÇUAÍ, MG
foto - Ivan Cândido
foto - F. Welber
foto - Ivan Cândido
foto - Ivan Cândido
foto - Pedro Paulo
foto - Pedro Paulo
foto - Pedro Paulo
foto - Pedro Paulo
foto - Pedro Paulo
foto - F. Welber
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
 foto - ?
RIO ARAÇUAÍ QUE MARGEIA A CIDADE DE ARAÇUAÍ, MG
foto - ?
CASA NA ROÇA
foto - Montanha
ENTORNO DA CIDADE DE ARAÇUAÍ, MG
foto - ?
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 37.317
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.236,279
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 16,10
Código do Município 3103405
Gentílico - araçuaiense
Prefeito 2017 / ARMANDO JARDIM PAIXÃO
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE ARAÇUAÍ, MINAS GERAIS
Tal nome é de origem indígena, e quer dizer Rio das Araras Grandes.

Gentílico: araçuaiense
Histórico
Araçuaí
Minas Gerais - MG
HISTÓRICO DA CIDADE DE ARAÇUAÍ, MG
As terras do atual município de Araçuaí, durante o século XVIII, estiveram ligadas à antiga Comarca do Serro Frio e depois ao município de Minas Novas.
Já no século XIX, o padre Carlos Pereira de Moura havia fundado na confluência dos rios Araçuaí e Jequitinhonha a Aldeia do Pontal - local aprazível onde aportavam as canoas que permutavam mercadorias vindas da Bahia, como as daquela região de Minas. Onde há canoeiros, há mulheres, bebidas alcoólicas e muita farra. Isso o Padre Carlos não aceitava em sua aldeia, muito menos na futura cidade que planejava fundar, o que fez, então? Expulsou dali todas as meretrizes que, desorientadas emigraram rio Araçuaí acima, achando abrigo na Fazenda Boa Vista, de Luciana Teixeira. Essa boa senhora cedeu suas terras, à margem direita do Ribeirão Calhau e do rio Araçuaí, às emigrantes que se alojaram.
Atraídos pelas mulheres, os canoeiros mudaram de porto e, no local desenvolveu-se um arraial, com o nome de Calhau, que deu origem à atual cidade de Araçuaí entre os anos de 1830 e 1840.
Com o tempo o local foi ganhando importância. Foi elevado a categoria de sede de Distrito pela Lei Provincial de 13 de julho de 1857. A instalação sob a denominação de Vila de Arassuay deu-se em 1º de julho de 1871, para finalmente a 21 de setembro de 1871 ser elevada a categoria de cidade, por força da lei nº 1870, com o nome de Araçuaí. Tal nome é de origem indígena, e quer dizer Rio das Araras Grandes.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE ARAÇUAÍ, MINAS GERAIS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE ARAÇUAÍ, MINAS GERAIS


VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE


Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Araçuaí, MG / Wikipédia / verdejava.com.br / 

PEDRO TEIXEIRA, MINAS GERAIS - Quando o sul de Minas chega nas bordas da Zona da Mata, desde as fronteiras cariocas até os campos das vertentes, os antigos caminhos e os novos roteiros revelam a alma das Minas Gerais. A cidade de Pedro Teixeira faz parte do caminho da Estrada Real e traz, desde essa época da história, a tradição dos carros de boi, das tropas, dos moinhos d'água que remontam à época da colonização da região, afirmando a tradição do cultivo do milho e do feijão como fonte de alimentos desde os primórdios da colonização até os dias atuais.




CONHEÇA A CIDADE DE "PEDRO TEIXEIRA", MINAS GERAIS, BRASIL - OLHANDO DA JANELA DO TREM
Vista parcial da cidade de Pedro Teixeira, MG (Prefeitura Municipal)
A cidade de Pedro Teixeira faz parte do caminho da Estrada Real e traz, desde essa época da história, a tradição dos carros de boi, das tropas, dos moinhos d'água que remontam à época da colonização da região, afirmando a tradição do cultivo do milho e do feijão como fonte de alimentos desde os primórdios da colonização até os dias atuais. 
Pedro Teixeira, MG faz parte do circuito Serras do Ibitipoca, também conhecida como as Montanhas Mágicas (Circuito Serras de Ibitipoca)
A economia de Pedro Teixeira tanto durante a história de sua formação, quanto atualmente, é baseada na agropecuária, com ênfase na produção de gado leiteiro e de corte. Ao promover anualmente o a Festa do Concurso Leiteiro e Encontro de Cavaleiros e Amazonas de Pedro Teixeira, uma manifestação cultural de grande relevância que ocorre na segunda semana do mês de agosto, o Município divulga sua produção leiteira e agrícola, atraindo visitantes de toda a região. 
Rodovia de acesso à Cidade de Pedro Teixeira, MG (Circuito Serras de Ibitipoca / Jorge A. Ferreira JR)
ASPECTOS NATURAIS 
Quanto à hidrografia, o município enquadra-se na bacia hidrográfica do Paraíba do Sul. Diversos córregos e ribeirões cortam o município de Pedro Teixeira. O Rio do Peixe, o Rio Vermelho e Rio Grão Mongol são alguns deles. 
O Município conta com remanescentes de matas, cachoeiras e rios que são cortados por estradinhas de terra propicias para a pratica de cavalgadas, cicloturismo, jeep tour, motociclismo etc. 
Vista parcial da cidade de Pedro Teixeira, MG (Circuito Serras de Ibitipoca / Explorer 55)
ROTEIRO TURÍSTICO DE PEDRO TEIXEIRA, MG 
ROTEIRO INTEGRADO: REVISITANDO AS TROPEIRAGENS E OS MACULELÊS EM MINAS! 
Neste roteiro o visitante poderá desfrutar de belíssimas paisagens, encravadas na Zona da Mata, de topografia montanhosa, drenados pelos rios Vermelho, Quilombo e Gentio. 
Uma das muitas cachoeiras e rios da região de Pedro Teixeira, MG (Circuito Serras de Ibitipoca)
O roteiro começa em Pedro Teixeira, onde os visitantes ficarão hospedados numa fazenda, podendo desfrutar de cavalgadas no entorno e do almoço típico mineiro na fazenda, com produtos orgânicos, colhidos e manuseados na própria Fazenda. 
Com possibilidade de caminhadas até belas cachoeiras da cidade, e ao entardecer, poderão até curtir uma boa moda de viola com algum violeiro da região, além de aproveitar para conversar com os moradores locais. 
Vale do Ibitipoca em Pedro Teixeira, MG (Circuito Serras de Ibitipoca)
No outro dia segue para o distrito da Várzea, já em Bias Fortes onde visitarão um local inusitado, conhecido como areão, uma montanha de areia, encravada em meio a serra, com parada para um café, típico daquela região “café com raivinha” e uma boa caminhada ou cavalgada por um trecho com belas paisagens das montanhas de Minas. 
No retorno do areão, desfrutaremos de um “almoço a moda da fazenda” 
Serras do Ibitipoca em Pedro Teixeira, MG (Circuito Serras de Ibitipoca)
À tarde poderá curtir a localidade; já ao anoitecer, saborear um jantar delicioso , servido em algum restaurante da comunidade, ou até mesmo vivenciar ainda mais a localidade com a apresentação do “maculelê” grupo folclórico da comunidade quilombola que existe na região. E ainda aproveitar para se hospedar em casas locais, no estilo cama-café! 
Serras do Ibitipoca em Pedro Teixeira, MG também chamadas de Montanhas Mágicas (Circuito Serras de Ibitipoca / Pablo Di Giovanni)
Opcional: 
1. Para aqueles com mais fôlego, poderão desfrutar de um delicioso “almoço na fazenda” de apoio no retorno do areão e seguir caminho para a cachoeira do Tati, o passeio poderá ser feito a cavalo e ou de automóvel. 
Atrativos do roteiro: Fazendas de Pedro Teixeira, Cavalgada, Areão, Cachoeira do Tati, Paisagens da Serra de Ibitipoca 
O Roteiro poderá ser adaptado e agendado com antecedência com alguma agencia parceira ou condutores ambientais da região. 
Casa de fazenda em Pedro Teixeira, MG onde você poderá saborear a típica comida mineira (Circuito Serras de Ibitipoca)
NA SERRA DO IBITIPOCA EM PEDRO TEIXEIRA, MG
Como toda boa região mineira, as localidades abrangidas pelo Circuito Serras de Ibitipoca oferecem autêntica culinária, artesãos talentosos e as culturais festas religiosas. A região conserva tradições típicas da vida no campo, como as Exposições Agropecuárias, com apresentações de grupos folclóricos, rodas de viola, shows sertanejos e bandas de música, além das Festas do Carro de Boi, que espalham seu gemido inconfundível pelas ruas das cidades. 
Além de cachoeiras e trilhas, você poderá praticar ciclismo nas Serras Mágicas do Ibitipoca em Pedro Teixeira, MG (Circuito Serras de Ibitipoca / Agência Minas Gerais)
A paisagem eh deslumbrante para os que se aventura nas Serras do Ibitipoca em Pedro Teixeira, MG (Agência Minas Gerais)
ONDE FICAR 
Hotel Fazenda e Restaunte Pinhazinha 
Zona Rural, saída de Pedro Teixeira em direção a Várzea de Santo Antônio 
Tel.: (32) 3282.1102 
Pinhazinha Palace Hotel 
R. Antenor Ribeiro, 224, Centro, Pedro Teixeira 
Tel.: (32) 3281.1102 (Trip Advisor )
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE D E PEDRO TEIXEIRA, MINAS GERAIS
Vista da Matriz e praça em Pedro Teixeira, MG (Prefeitura Municipal)
Coreto da praça da Matriz em Pedro Teixeira, MG (Prefeitura Municipal)
Paredão na Serra do Ibitipoca em Pedro Teixeira, MG (Circuito Serras de Ibitipoca)
Capela de São Pedro em Pedro Teixeira, MG (Vichv)
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes em Pedro Teixeira, MG (Vichv)
A Matriz e suas escadarias em Pedro Teixeira, MG (Raymundo P. Neto)
O Cruzeiro no ponto alto da Serra do Ibitipoca em Pedro Teixeira, MG (G1.com)
Vista Parcial da cidade de Pedro Teixeira, MG (Prefeitura Municipal)
Escola Municipal da cidade de Pedro Teixeira, MG (Raymundo P. Neto)
Rua central da cidade de Pedro Teixeira, MG (Raymundo P. Neto)
Praça central da cidade de Pedro Teixeira, MG (Prefeitura Municipal)
Vista aérea da cidade de Pedro Teixeira, MG (Ricardo Daniel Jacyntho)
Vista parcial da cidade de Pedro Teixeira, MG (Explorer 55)
Matriz da cidade de Pedro Teixeira, MG (Raymundo P. Neto)
Praça central da cidade de Pedro Teixeira, MG (Raymundo P. Neto)
Coreto na Praça em Pedro Teixeira, MG (Raymundo P. Neto)
Rua da escola em Pedro Teixeira, MG (Raymundo P. Neto)
Código do Município - 3149408 
Gentílico - Pedro-Teixeirense 
Prefeito 2017 / IDILIO NEVES MOREIRA 
População estimada [2016] - 1.842 pessoas 
População no último censo [2010] - 1.785 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 15,8 hab/km² 
O município tinha 1785 habitantes no último Censo. Isso coloca o município na posição 843 dentre 853 do mesmo estado. Em comparação com outros municípios do Brasil, fica na posição 5489 dentre 5570. 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2014] -1,7 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2014] -235 pessoas 
População ocupada [2014] - 12,8 % 
Área da unidade territorial [2015] - 112,959 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 34 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 35,6 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 44,8 % 
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE PEDRO TEIXEIRA, MG 
O Vigário Antônio Ildefonso, João Vicente da Fonseca, Francisco Antônio de Almeida, Eugênio José de Oliveira e Delfino José de Oliveira compraram uma porção de terras na região denominada Boa Vista, ergueram um cruzeiro e doaram o terreno para a construção de uma capela em honra a Nossa Senhora de Lourdes. 
Surgiu então, o povoado de Boa Vista, pertencente ao distrito de União, em 30 de agosto de 1911, hoje município de Bias Fortes. Em 1923, o distrito foi transferido de Barbacena para Lima Duarte. Quarenta anos depois, em 1962, foi criado o município de Pedro Teixeira. Sua denominação é uma homenagem a um celebre filho de Barbacena que teve notável atuação política na Revolução Liberal de 1842
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE PEDRO TEIXEIRA, MINAS GERAIS

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE


FONTE DOS TEXTOS E FOTOS: IBGE / THYMONTHY BECKER / GOVERNO DE PEDRO TEIXEIRA, MG / WIKIPÉDIA / CIRCUITO SERRAS DE IBITIPOCA /